O que são alimentos nutracêuticos?
Nem sempre manter uma dieta equilibrada e nutritiva é fácil diante do atual estilo de vida agitado. Entretanto, muitas pessoas têm preferido investir em produtos capazes de fornecer uma melhor qualidade de vida, pelos aspecto nutritivo e fisiológicos, os chamados nutracêuticos. Mas o que são estes produtos que prometem ser tendência no mercado global de alimentos em 2021?
O que são nutracêuticos?
O termo “nutracêutico” foi criado pela Foundation for Innovation in Medicine dos Estados Unidos, em 1989/1990. Sendo estes, produtos naturais com compostos bioativos que foram isolados de alimentos e que podem ser comercializados em forma de cápsulas, barras ou pó. Sendo assim, a diferença entre os Alimentos funcionais e os Nutracêuticos é que o primeiro se refere a qualquer alimento capaz de promover benefícios fisiológicos além da simples nutrição, já o segundo está incluso dos Alimentos funcionais, mas se refere apenas ao composto bioativo presente no alimento.
Os nutracêuticos trazem a ideia de que os alimentos, quando bem aproveitados, podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, quem opta por utilizá-los acaba obtendo uma potencialização alimentar que é dada a partir de nutrientes, enzimas e probióticos extraídos dos alimentos, complementando assim a nutrição dos indivíduos.
Podem ser utilizados para fins fisiológicos específicos, como a aceleração do metabolismo, para a prevenção de doenças, pois um corpo bem nutrido é um corpo saudável, ou podem ser utilizados apenas como complemento alimentar.
Benefícios dos nutracêuticos
Por apresentarem, de forma concentrada, substâncias conhecidas do nosso organismo, como vitaminas, minerais, proteínas e entre outros nutrientes, os nutracêuticos são capazes de proporcionar inúmeros benefícios, sendo alguns deles a ação diurética sem a perda mineral, o fortalecimento do sistema imunológico e beneficiam até mesmo a indústria cosmética, pois estimulam a produção de colágeno pela pele.
Alguns dos nutracêuticos mais conhecidos são:
- Ômega-3: encontrado principalmente no óleo de peixe de água fria e de linhaça, auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares e degenerativas e também na redução de triglicerídeos sanguíneos.
- Licopeno: presente na melancia, goiaba e tomate, também auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares e ajudam na proteção contra o câncer.
- Probióticos: presentes no leite fermentado e iogurtes, atuam no bom funcionamento do intestino e ajudam a reduzir o risco de câncer de intestino.
Além disso, os composto bioativos presentes nos alimentos também podem ajudar de forma significativa na prevenção das viroses e até mesmo podem minimizar alguns dos sintomas, devido a sua grande ação anti-inflamatória e por isso tiveram destaque durante a pandemia, tempo onde as pessoas encontram-se fragilizadas e procurando meios de fortalecer sua saúde. Mas vale lembrar que nem os nutracêuticos e nem os alimentos funcionais substituem um tratamento médico!
Por que inovar na área de alimentos?
Nos dias atuais, o mercado demanda por inovação, e na área de alimentos não é diferente. É importante ressaltar que a inovação pode ser de diferentes tipos. Ela vai desde uma inovação incremental, que consiste no lançamento de produtos que são novos mas atuam dentro de um mercado já conhecido e explorado . Sendo até uma inovação disruptiva ou radical, que contempla lançamentos de novos produtos em um mercado incerto com uma tecnologia ainda inexplorada.
No mercado de alimentos, particularmente, as inovações incrementais são as que costumam dar mais certo, e o mercado de nutracêuticos ainda tem muito a ser explorado. Segundo previsões da Nutry Valle, a indústria nutracêutica deve chegar a movimentar US$105,5 bilhões neste ano de 2021. Por isso, a área de nutracêuticos é tão interessante para se investir.
Caso tenha interesse, a empresa júnior do curso de engenharia de alimentos da UNICAMP, GEPEA pode lhe ajudar a inovar nesta área. Por estar a 30 anos no mercado, eles possuem proficiência e experiência para te ajudar a entrar nesse mercado!