Quais as diferenças entre cosméticos naturais, veganos e orgânicos?

Imagem apresenta uma folha ao fundo, com o título da publicação do blog em destaque.

O crescimento que cosméticos naturais, veganos e orgânicos vêm tendo no mercado é inegável. Segundo o Cosmetic Innovation essa é uma tendência irreversível, e que irá se manter por longos anos. Segundo a Grand View Research, o mercado de cosméticos orgânicos para cuidado pessoal cresce em disparada, e deve atingir cerca de US$ 25,11 bilhões até 2025.

Entretanto mesmo com esse grande crescimento, é possível ver que as diferenças entre cada um destes claims cosméticos ainda não é bem compreendida. Muitos destes cosméticos são passíveis de certificação. Esta certificação é uma maneira do produtor comprovar que eles são realmente “naturais”. Mas e você como consumidor, conseguiria diferenciar estes produtos? Se sua resposta foi não, então te explicaremos! 

A imagem apresenta produtos naturais. Alguns sabonetes e folhas.

Cosméticos Naturais

Para o SEBRAE, cosméticos naturais englobam aqueles que possuem em sua formulação única e exclusivamente matérias-primas naturais, ou seja, são excluídas as matérias-primas químicas. Entretanto, para a Ecocert os cosméticos naturais devem ter uma taxa mínima de 95% de matérias-primas naturais, e ao mesmo tempo evitar os componentes proibidos.


Para saber se um cosmético é mesmo natural, devemos nos atentar a suas formulações, ou seja, sua lista de ingredientes. Podemos também, de modo mais geral, nos atentar aos selos que ele possui, podendo ser desde Ecocert até o IBD – Ingredientes Naturais.

Cosméticos Veganos

Apesar de serem comumente confundidos com os cosméticos naturais, os veganos têm uma particularidade específica. Essa particularidade diz respeito também aos componentes utilizados nestas formulações. Dentro de sua formulação, um cosmético vegano não pode possuir nenhum componente de origem animal, ou até mesmo que tenha sido testado em animais.

Portanto, mesmo que em um determinado cosmético 100% de seus ingredientes sejam químicos (petroquímicos), ele ainda pode ser considerado vegano, pois nenhum destes ingredientes é de origem animal, mesmo não sendo naturais, e nenhum destes foi testado em animais.

Cosméticos Orgânicos

Os conhecidos cosméticos orgânicos, seguem a mesma lógica para produtos orgânicos utilizados por exemplo na gastronomia. Estes produtos que serão utilizados na formulação de um cosmético orgânico, devem ser de origem natural e ao mesmo tempo ter seus métodos de produção e processamento de acordo com os pré-definidos para que a matéria-prima realmente se adeque a este conceito. 

De modo geral os cosméticos orgânicos, assim como os naturais, normalmente possuem uma porcentagem referente a quantidade das matérias-primas que devem ser de origem orgânica para que assim o cosmético seja considerado também. Normalmente, é utilizada a porcentagem de 95% das matérias-primas orgânicas, enquanto os outros 5% devem ser compostos por água e/ou outros ingredientes naturais.

Achou o conteúdo interessante, e quer saber mais sobre como investir em produtos naturais e/ou veganos? Ou quer desenvolver um produto cosmético natural ou vegano, e quer ter o apoio de uma empresa com conhecimento e experiência? Entre em contato conosco!