Alimentos termogênicos e seus benefícios
Os alimentos termogênicos são aqueles que necessitam de uma quantidade grande de energia para serem digeridos, aumentando a temperatura corporal e auxiliando na perda de peso.
No processo de digestão, os nutrientes necessitam de energia para serem absorvidos. Os alimentos termogênicos, nesse processo, consomem mais energia do que outros alimentos. Desse modo, eles acabam utilizando as reservas de energia, como o glicogênio e a gordura, para serem digeridos. Assim, são muito utilizados em dietas para perda de peso.
Alguns exemplos de alimentos termogênicos estão presentes no nosso dia a dia, como o café, o gengibre, a pimenta, a laranja e a couve.
Benefícios
Além de auxiliar na perda de peso, os alimentos termogênicos exercem muitos outros benefícios. Eles possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e atuam no combate contra o envelhecimento precoce. A utilização dos alimentos termogênicos em dietas para perda de peso também contribuem para o controle da obesidade e, consequentemente, na prevenção da diabetes tipo 2.
Equilíbrio
É importante salientar que o consumo de alimentos termogênicos deve ser conciliado a uma dieta equilibrada e a práticas de exercícios físicos. Ademais, o consumo de alimentos termogênicos aliados à prática de exercícios físicos resultam em um maior gasto energético, contribuindo para a perda de peso. Entretanto, a dieta deve ser feita com orientações de profissionais nutricionistas.
Principais alimentos termogênicos
- Café: a cafeína, quando consumida de forma adequada, fornece energia e aumenta o metabolismo do nosso corpo, fazendo-o utilizar as reservas energéticas para produzir energia com mais eficiência. Além disso, também tem outros benefícios, como melhorar a performance em treinos, aumentar a agilidade e atenção e reduzir fadiga.
- Gengibre: a capsaicina presente no gengibre ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a produção de calor e a queima de gorduras. Pode ser utilizado como tempero e para o preparo de chás.
- Pimenta: possui o mesmo ativo do gengibre, a capsaicina, que auxilia na produção de calor no organismo, contribuindo para a perda de peso. Pode ser utilizada no tempero de alimentos.
- Canela: ajuda no controle de peso, e regula o excesso de açúcar no sangue. Deve ser consumida em doses equilibradas, e pode ser utilizada em chás.
Além dos alimentos citados anteriormente, existem muitos outros com inúmeros benefícios. Quer saber mais sobre alimentos termogênicos? Você tem um produto alimentício termogênico, e quer deixar sua formulação em dia? A Pharmaceutica Jr pode te ajudar! Entre em contato conosco!