Descubra! Protetor Solar

A preocupação de se utilizar protetor solar diariamente vem crescendo bastante entre os consumidores. Porém quando se trata do conhecimento sobre a sua composição e características sobre esse produto, muitos ainda não entendem ou não procuram saber. Aqui vamos explicar sucintamente sobre esses pontos que não são muito conhecidos.

A principal função do protetor solar é proteger contra os raios solares, que podem causar manchas na pele, queimaduras, envelhecimento e até mesmo contribui para o surgimento de doenças mais graves como câncer de pele.

Raios Solares UVA e UVB

São tipos diferentes de radiação ultravioleta. A UVA consegue penetrar mais profundamente na pele, como consequência, ela gera radicais livres que contribuem no envelhecimento e também no desenvolvimento do câncer de pele. Também uma característica desse tipo de radiação é que durante todo do período de sol ela está presente (mesmo quando está mais frio ou nublado).

Já a UVB também é absorvida pela derme, porém com uma capacidade de penetração menor. Está associado ao período em que há uma maior intensidade dos raios solares ( das 10h às 16h). Este tipo é responsável por causar manchas na pele, queimaduras, envelhecimento precoce e também câncer de pele. 

Fator FPS

O fator de Proteção Solar está relacionado à eficiência do produto no bloqueio dos raios UVB, de acordo com o tempo que a pele fica exposta ao sol. Por exemplo, caso uma pele fique exposta ao sol com protetor solar de FPS 15, essa derme estará 15 vezes mais protegida quando comparada a uma pele sem proteção nenhuma.

Para entender melhor também podemos dar o exemplo relacionado ao tempo de exposição. Então caso uma determinada pele entre em contato com o sol leva em torno de 5 minutos para ser afetada, utilizando um Protetor solar de FPS 15 irá proteger 15 vezes mais tempo , ou seja 75 minutos.

Quantidade a Ser Aplicada

A quantidade de protetor solar a ser aplicada é aproximadamente 36g para espalhar por todo o corpo. Essa quantidade pode ser comparada a duas colheres de sopa. Já para produtos voltados para o rosto, a aplicação é de uma colher de café

Um alerta que muitos não se preocupam é que o produto precisa ser reaplicado durante o dia a cada 2 horas e até mais se forem condições em que a pessoa irá nadar ou praticar exercícios físicos.

Tipos de protetores solares

É possível identificar dois tipos de protetores solares, os específicos para o rosto e os para o corpo. A diferença está na textura, pois os voltados para o corpo são normalmente mais oleosos e densos para conseguir espalhar mais facilmente por uma maior área. 

Enquanto os protetores solares para o rosto são mais específicos, por se tratar de uma região mais sensível. Por isso possuem no mercado uma alta variedade contendo um ou mais benefícios que se enquadram melhor a cada caso. Por exemplo, há protetores solares que possuem também ativos que hidratam, que agem retardando o envelhecimento, entre outros.

Além dos benefícios citados anteriormente, há muitos outros que são possíveis de combinar na fórmula do protetor solar. Quer saber mais sobre a formulação de um protetor solar? Você já tem uma fórmula mas quer aprimorá-la ? A Pharmaceutica Jr pode te ajudar! Entre em contato conosco!