Hidratantes: tudo o que você precisa saber

A preocupação e o cuidado com a pele são costumes que permanecem desde a antiguidade. Com o avanço da ciência e tecnologia, o ramo cosmético busca cada vez mais produtos eficazes, com qualidade e com um bom custo benefício. Um bom exemplo são os hidratantes.

O que são hidratantes: 

Os hidratantes são cosméticos que auxiliam na manutenção e reposição de água no organismo. Esse processo tem relação direta com a saúde da pele, pois afeta não só a sua textura, mas também a defesa natural de uma pessoa. Isso se dá pois a pele é o órgão mais extenso do corpo humano e está sujeito a várias agressões externas, tais como poluição, calor e microrganismos.

No mercado há inúmeros produtos desse tipo. Por isso, é importante se atentar à especificidade de cada hidratante, procurando aquele que seja ideal para o seu tipo de pele, alcançando seus objetivos. 

Outro fator a ser ressaltado é que a utilização desses produtos no cotidiano é indispensável para quem deseja manter a integridade da pele e se prevenir contra ressecamento, irritações, infecções e envelhecimento precoce. 

Pessoa aplicando espuma hidratante em sua mão.

Escolhendo o hidratante ideal:

Sabe-se que existem diversos tipos de pele, tais como a oleosa, seca, mista, normal, sensível e acneica. No entanto, independente do tipo, todas precisam de cuidados. 

É comum pensarem, por exemplo, que a pele oleosa não requer hidratação. Porém, o aumento na produção de sebo na pele pode se dar devido a um desequilíbrio ou falta de água. Isso pode ser corrigido através de um creme hidratante. Esse fator demonstra a importância de se escolher o melhor hidratante para cada tipo de pele, pois cada formulação tem um alvo específico e, caso o escolhido não seja o mais recomendado para a sua pele, o tratamento pode não ser eficaz.  

Além do rosto, algumas regiões mais singulares também precisam de um maior cuidado por ficarem expostas a agressões externas. Alguns exemplos são as mãos, joelhos, calcanhares e cotovelo. Assim, é aconselhado utilizar produtos diferentes em cada área, visto que apresentam necessidades diferentes.

Por exemplo, para os calcanhares e cotovelos recomenda-se produtos muito hidratantes que, quando utilizados nas mãos, podem causar um incômodo por sua textura ser muito pesada. Assim, a preferência de creme para as mãos são os de rápida absorção, os quais não interferem nem atrapalham as funções do dia a dia.

Algumas informações técnicas:

Composição:

As formulações desses cosméticos apresentam componentes que são fundamentais para atingir a hidratação da pele, mas que normalmente não se misturam. Por isso, há os compostos chamados “agentes emulsificantes”, que têm ação sobre a tensão superficial das fases aquosas e oleosas para que estes se misturem e a formulação fique estável. Isso ocorre porque na mesma molécula existem grupos que se ligam à fase oleosa (apolar) e grupos que se ligam à fase aquosa (polar), permitindo que duas substâncias imiscíveis (que não se misturam) possam ser inseridas na mesma formulação.  

Mecanismos dos hidratantes:

Os hidratantes podem agir na pele através de três maneiras diferentes, que chamamos de oclusiva, umectante ou hidratação ativa:

  • Oclusiva: são compostos que vão formar uma camada na superfície da pele, responsável por impedir ou minimizar a perda de água por ela.
  • Umectantes: o produto consegue preservar a água da própria pele e também é capaz de reter a água presente na atmosfera na pele.
  • Hidratação ativa: são substâncias que vão ativar as proteínas naturais da pele, fazendo com que a entrada de água seja facilitada.

Importância da hidratação:

O equilíbrio da quantidade de água no organismo é fundamental para o bom funcionamento deste. Ele pode ser atingido através dos hidratantes, que são responsáveis pela reposição de água na pele, ou por meio da ingestão de líquidos.

A importância de manter tal equilíbrio está relacionada com a saúde e estética da pele, uma vez que a falha nesse processo pode tornar a pele ressecada, sensibilizada, opaca e flácida. Uma falha no equilíbrio pode intensificar linhas de expressão e rugas, além de deixar a pele mais suscetível a microrganismos que podem ocasionar doenças na pele. 

Mulher negra aplicando creme hidratante no rosto.

Assim, a partir de todas as informações fornecidas, fica claro que a hidratação é fundamental para o nosso organismo e manter uma rotina diária de cuidado com a pele é muito importante.

Você pensa em desenvolver esse tipo de cosméticos ou quer entender mais sobre sua formulação? Entre em contato conosco! Temos certeza que vamos conseguir te ajudar a tirar essa ideia do papel!