Os cosméticos ideias para seu tipo de pele
Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os produtos focados no cuidado da pele cresceram 21,9% no início da epidemia do Coronavírus. Nesse post, comentaremos mais sobre os cosméticos ideais para cada tipo de pele!
Conforme o ramo cresce, mais consumidores procuram na internet produtos capazes de suprir as suas necessidades, as quais estão muito associadas às características do seu tipo de pele. No entanto, muitas pessoas ainda não compreendem a importância de utilizar produtos específicos, o que pode ocasionar um efeito contrário ao esperado.
Desta maneira, o objetivo deste post é permitir que mais pessoas entendam sobre sua pele e sejam capazes de realizar escolhas mais assertivas, afinal, o uso de cosméticos impacta o nosso bem-estar.
Tipos de pele
Cada pele possui especificações e cuidados diferentes. Assim, nesse post discutiremos quais são os tipos de pele e quais são os cosméticos ideais para cada uma.
Pele normal
Termo utilizado para se referir a uma pele balanceada, ou seja, nem muito seca nem muito oleosa. Mesmo que a região conhecida como zona T (testa, queixo e nariz) possua um pouco de oleosidade, este tipo de pele ainda apresenta uma quantidade equilibrada de umidade e sebo total, uma secreção rica em lipídios que é a responsável por lubrificar o tecido cutâneo e evitar a perda excessiva de água.
Entre as características utilizadas para identificar uma pele normal, podemos mencionar as seguintes:
- Poros finos;
- Textura lisa, suave e aveludada;
- Sem manchas e sem propensão a sensibilidade;
- Transparência e frescor uniforme, coloração rosada;
- Boa circulação sanguínea.
Pele seca
Termo utilizado para identificar uma pele cuja capacidade de reter água é insuficiente. Nestes casos, a função barreira do tecido cutâneo é prejudicada pela falta de sebo, uma vez que não há lipídios suficientes para formar este escudo protetor e reter a umidade. Vale ressaltar que a quantidade de mulheres com esta condição é significativamente maior que homens e, independentemente do tipo, todas as peles ressecam com o avançar da idade do indivíduo. A pele seca é causada pela falta de:
- Fatores de hidratação naturais (FHNs), principalmente ácido lático, uréia e aminoácidos, responsáveis por ajudar na fixação da água;
- Lipídios epidérmicos, os quais são importantes para o funcionamento saudável da barreira cutânea, sendo que temos como exemplo o colesterol, os ácidos graxos e as ceramidas.
As características desta condição variam de acordo com o seu grau, sendo que temos a seguinte relação:
- Pele seca: sensibilidade, tonalidade mais opaca, sensação de rigidez e aspereza;
- Pele muito seca: sensação de rigidez, leve descamação ou áreas escamosas, aspecto áspero e manchado, possibilidade de coceira e maior sensibilidade a irritação, vermelhidão e infecções;
- Pele extremamente seca: aspereza, calos, rachaduras com tendência a formar frestas, coceira frequente e descamação. Geralmente são encontrados em pessoas com idade mais avançada, principalmente nos pés e mãos.
Pele oleosa
Termo utilizado para indicar peles com produção excessiva de sebo, sendo que esta superprodução pode ser ocasionada pelos seguintes fatores: genética, medicamentos, mudanças e desequilíbrios hormonais, estresse e cosméticos comedogênicos (ou seja, que fecham os poros do tecido cutâneo).
As características que permitem a identificação de uma pele oleosa são:
- Poros visíveis e aumentados;
- Pele grossa e pálida;
- Dificuldade para enxergar os vasos sanguíneos;
- Presença de cravos (negros e brancos);
- Brilho excessivo;
- Presença de diversos tipos de acne, principalmente na zona T da face.
Pele mista
Termo utilizado quando os tipos de pele na região das bochechas e na zona T são diferentes, sendo que suas partes mais oleosas apresentam produção excessiva de sebo enquanto as mais secas possuem uma quantidade reduzida desta substância e, consequentemente, a escassez de lipídios.
As características que permitem o reconhecimento da pele mista são:
- Zona T oleosa, com poros ampliados e algumas lesões de acnes não-inflamatórias (cravos);
- Pele normal a seca nas bochechas.
Estado da pele
O estado da pele passa por alterações ao longo da vida de um indivíduo, sendo que inúmeros fatores, tanto internos quanto externos, irão afetá-lo. Conhecer o estado da sua pele permite que você descubra quais cosméticos são ideais para ela. A avaliação deste parâmetro é realizada com base nos seguintes critérios:
Sinais de envelhecimento: Conforme a pessoa envelhece, sua pele irá apresentar sinais de ressecamento. Ademais, o tecido cutâneo perde densidade e volume, facilitando a mudança na pigmentação e o surgimento de rugas e linhas finas.
Cor da pele: Coloração e etnia são fatores que influenciam na forma como nossa pele reagirá às forças externas, como sol, irritação, inflamação e os distúrbios de pigmentação. Além disso, a presença de eritema (mancha avermelhada) cutânea indica a eficiência da circulação sanguínea e permite a identificação de rosáceas.
Sebo e produção de suor: O estado da pele pode ser influenciado pela produção excessiva ou reduzida de sebo, o responsável pela eficácia da função barreira da pele, e de suor, cuja função é auxiliar no controle térmico do organismo.
Fatores de hidratação naturais (FHNs): Possuem o objetivo de ajudar na fixação de água na pele e a manter a firmeza e elasticidade do tecido. Quando a barreira protetora é danificada, os FHNs fundamentais não são absorvidos e, consequentemente, a umidade da pele é reduzida.
Sensibilidade: Uma pele que se irrita com mais facilidade e possui mais reações é classificada como sensível, sendo que a identificação e avaliação dos seus sintomas, como coceira e vermelhidão, determinarão o estado do tecido cutâneo.
Por que usar cosméticos próprios para seu tipo de pele?
Após identificarmos o nosso tipo de pele, conseguimos reconhecer suas qualidades e desvantagens, informações que devem ser analisadas durante a escolha de um produto. Os cosméticos possuem várias diferenças entre si para que possam se adaptar melhor às necessidades do nosso tecido cutâneo, buscando promover o equilíbrio entre a água e as substâncias produzidas pelas glândulas sebáceas.
Se utilizarmos um produto que não seja específico para nossa pele, podemos causar problemas para a saúde deste tecido, além de ressaltar suas características negativas!
Como escolher corretamente?
Hidratantes
A principal diferença entre os hidratantes adequados para cada tipo de pele está associada a sua forma cosmética. No caso de peles oleosas, recomenda-se a utilização de um produto em gel ou sérum, visto que eles não deixam a pele mais oleosa e pesada. Como as peles secas precisam de um poder hidratante maior, o ideal é a utilização de cosméticos em creme.
Ademais, é necessário que o consumidor se atente aos ativos presentes no produto, visto que eles são direcionados às características de um tipo de pele específico.
Caso uma pessoa tenha a vontade de comprar este tipo de cosmético sem ter certeza sobre as características da sua pele, os hidratantes multifuncionais são uma solução, pois se adaptam a maioria dos tipos existentes. Por causa desta flexibilidade, normalmente são encontrados na forma de um sérum.
Sabonetes
No caso de peles normais a seca, os cosméticos utilizados devem retirar as impurezas do rosto sem deixar o tecido cutâneo ressecado e com a sensação de repuxamento.
Quando nos referimos a pessoas com pele oleosa, devemos aconselhá-las a utilizar produtos que retiram a oleosidade enquanto proporcionam toque seco e refrescância. Caso estes indivíduos também apresentem acnes ou espinhas, é necessário utilizar um produto que trate ambas condições.
Protetor solar
A escolha do melhor protetor solar vai além do tipo de pele, envolvendo também qual é o fototipo de cada indivíduo, o que influenciará o fator de proteção a ser escolhido. Isso reforça a ideia defendida ao longo do post de que escolher os cosméticos ideais para a sua pele permite que a proteção e o cuidado sejam intensificados!
Pessoas cuja pele é oleosa costumam apresentar maior dificuldade na hora de escolher estes cosméticos, mas estas devem dar prioridade a protetores que não possuem óleo em sua composição e que apresentem toque seco e suave, sendo que outra possibilidade é procurar por formulações em pó. No caso de indivíduos com pele seca ou normal, sua única fonte de preocupação está relacionada ao fator de proteção solar (FPS).
Caso você queira saber mais sobre este assunto ou tenha interesse em desenvolver um cosmético focado em um tipo específico de pele, entre em contato conosco!! Tornar seu sonho em realidade é o nosso objetivo!