Os cosméticos ideais para o seu tipo de cabelo
Para entender a importância de utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo é necessário identificá-lo, visto que esse é o primeiro passo para aprender a como cuidar dele. Existem 4 tipos principais, sendo eles: Liso, ondulado, cacheado e crespo. Em cada categoria, por sua vez, há subdivisões especificadas pelo tipo de fio. A seguir comentaremos sobre cada categoria e abordaremos a importância de utilizar cosméticos ideais para o seu tipo de cabelo!
Cabelos lisos
Ele é extremamente escorrido e não apresenta ondulação, tende a ser mais sedoso que os demais, pois como não existe curvatura na fibra capilar, a oleosidade natural produzida no couro cabeludo desce pela extensão, atingindo as pontas com mais facilidade.
Alguns dos grandes aliados desse tipo de cabelo são a chapinha e o babyliss. No entanto, o uso constante desses equipamentos pode deixar o cabelo seco. Dessa forma, é recomendado que seja realizada hidratação a cada 2 semanas a utilização de cremes protetores térmicos antes de usar fontes quentes.
Como comentamos, cada estilo de cabelo é subdividido em outras categorias. No caso do cabelo liso, temos:
- Tipo 1 A: Os fios tipo 1A são finos, brilhantes, sem volume e escorridos, que não modelam e nem se seguram com o uso de, por exemplo, uma presilha. Além desses fatores, deve ser cuidado à base de produtos próprios para cabelos oleosos para não pesar. Evite os que contenham silicone nas fórmulas.
- Tipo 1 B: Parecido com as características do tipo 1A, exceto por possuir um fio médio sendo um pouco mais encorpado e volumoso. Dessa forma, esse cabelo pode ser modelado e segurar grampos.
- Tipo 1 C: O cabelo 1 C é caracterizado pela textura grossa dos fios. Por isso, possui volume e pode se armar com facilidade, também é mais difícil de modelá-lo. Contudo, ele mantém a oleosidade característica dos tipos 1 A e 1 B.
Cabelos cacheados
O cabelo cacheado possui cachos bem definidos como molas e, por conta deles, são normalmente cabelos mais ressecados, pois a oleosidade natural produzida na raiz do cabelo tem dificuldade de chegar até as pontas. Dessa forma, eles tendem a ser mais opacos devido à pouca quantidade de luz que incide sobre os fios.
Assim, é importante utilizar produtos que mantenham os fios alinhados, assim como lavá-los apenas 2 vezes por semana com shampoos anti-frizz ou para cabelos normais. Por fim, deve-se aplicar leave in após a lavagem e deixá-lo secar naturalmente, pois o uso de secador e chapinha resseca os fios.
- Tipo 3 A: São cachos naturalmente largos e regulares, que parecem ter sido feitos com o babyliss. São brilhosos e podem ser facilmente alisados com uma escova, porém, como possuem traços do cabelo liso e fios finos, os cachos se desfazem com muita facilidade. Além disso, é difícil manter o volume ao longo do dia, por isso os melhores produtos para cabelos cacheados são os géis, ativadores de cachos e leave-ins, os mais leves para não pesarem os fios.
- Tipo 3 B: Os cachos já nascem desde a raiz e são estreitos, regulares e definidos e , por isso, a escova é um processo mais difícil e costumam não se desmanchar. A dica é usar shampoos e condicionadores com ingredientes hidratantes para tratar os fios secos.
- Tipo 3 C: Os cachos são muito estreitos e fechados desde a raiz e também costumam ser mantidos por mais dias. Como os fios são frágeis e finos, eles devem ser hidratados com produtos específicos, além de exigirem finalizadores à base de óleos e manteigas.
Cabelos crespos
Conhecidos popularmente como afro devido ao seu volume, o cabelo crespo se difere do cacheado pois se mantém enrolado mesmo quando molhado. Como a oleosidade natural não consegue atingir as pontas, esse tipo de fio precisa ser hidratado semanalmente, a fim de manter o brilho. É primordial que a hidratação seja feita com água quente e toucas térmicas, porém a finalização deve ser feita na água fria para evitar o frizz.
Além disso, deve-se usar creme para pentear e deve ser secado naturalmente, mas, se necessário usar o secador, é importante passar um pouco de gel nas pontas e creme de pentear finalizando com o difusor para definir os cachos.
- Tipo 4 A: Os cachos são muito fechados e definidos estreitos, mas que se distinguem quando estão molhados. Para manter a umidade natural dos fios, não devem ser lavados todos os dias. Utilize produtos com alto grau de hidratação, pois os fios costumam ser mais frágeis e ressecados que os demais tipos.
- Tipo 4 B: As mechas têm o formato da letra Z, sendo mais definidas que o tipo A. O famoso black power já é possível com esses fios, pois tem como principal característica ser volumoso, como os cachos se enroscam um no outro é um cabelo que merece maior cuidado no desembaraço, além disso são mais frágeis e muito ressecados. Por isso, devem ser desembaraçados com o auxílio de um pente de dentes largos, preferencialmente de madeira. Os fios também devem ser selados com óleos à base de coco, jojoba ou argan e caso haja vontade de estilizá-los, use leites e manteigas específicas para cabelos crespos.
- Tipo 4 C: Nesse setor, o cabelo alterna entre mechas que seguem o padrão em (z) e fios que não possuem definição nenhuma devido à curvatura, esse tipo sofre com o fator do encolhimento e são extremamente ressecados. Para que os fios fiquem sempre bonitos e bem cuidados, é importante não lavá-los todos os dias e depois de lavados devem ser selados com óleos vegetais, tais quais coco ou amêndoas.
Assim, sabendo sobre cada tipo de cabelo e suas características, é possível encontrar o seu próprio tipo e, assim, nortear a escolha dos produtos para obter bons resultados como hidratação, volume e para evitar frizz. Caso o tipo de cabelo não seja considerado na hora de escolher os produtos, problemas como ressecamento ou até mesmo excesso de oleosidade podem ser gerados, além de prejudicar a definição de cachos e gerar um aumento de frizz. Esses fatores intensificam a necessidade de sempre escolher os cosméticos ideais para o seu tipo de cabelo!
Uma boa dica é lembrar dos produtos já usados, observando qual tipo de produto dá bons resultados no seu cabelo e que características esses produtos têm em comum, quais são os ativos deles e suas propostas. Dessa forma, você pode procurar outros produtos semelhantes e escolher os mais apropriados para o seu tipo de cabelo. Além disso, também é importante sempre olhar com atenção a proposta e composição do produto, considere se o que está ali escrito se encaixa com o que você sabe que seu cabelo gosta e precisa e o objetivo que você deseja obter com ele.
Conhecer o seu cabelo e quais produtos funcionam melhor para você, torna o processo de escolha e compra muito mais tranquilo. Agora, seguindo essas dicas de produtos, você vai conseguir escolher os cosméticos ideais para o seu tipo cabelo e, consequentemente, obter o melhor resultado para deixá-los mais bonitos e saudáveis.
Tem interesse em conhecer mais sobre esse tema ou de investir na sua própria linha de cosméticos capilares? Entre em contato conosco!