Os melhores ativos no combate a celulites e estrias

Celulites e estrias são alguns dos maiores vilões da nossa pele. Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, dados contam que cerca de 95% das mulheres brasileiras têm essas marcas no corpo. Dessa forma, a busca por cosméticos que auxiliem no tratamento/redução dessas marcas tem aumentado cada vez mais. Nesse post falaremos um pouco mais sobre essas condições e quais são os melhores ativos no combate à celulites e estrias.

Celulite

Celulite é nome popular dado à alteração cutânea que acomete os adipócitos (células de gordura) da hipoderme, sendo conhecida cientificamente por lipodistrofia ginóide (LDG) (Lipo – gordura; Distrofia – distúrbio no metabolismo e nutrição celular [alteração morfológica]; e Ginóide – mulher). Mesmo apresentando o sufixo ‘’ite’’, que significa doença inflamatória, a LDG é uma desordem do metabolismo lipídico e no fluxo de líquidos do organismo, sem infiltrado inflamatório. 

A obesidade é um dos fatores predisponentes que pode dar origem à celulites, devido a dificuldade na circulação sanguínea. Tanto em casos de obesidade quanto nas celulites temos alterações em adipócitos. No entanto, a manifestação dessas alterações são diferentes em cada situação.

Na obesidade observamos a hipertrofia, aumento no volume, hiperplasia e aumento no número de adipócitos. Por outro lado, na celulite ocorrem tanto alterações morfológicas, bioquímicas e histoquímicas, como na derme, nas microcirculações.

Graus da celulite

A celulite normalmente é dividida em quatro graus e saber identificar em qual você se encaixa é importante para escolher o tratamento.

  • Estágio 0: Não tem covinhas quando está de pé ou deitada, e quando belisca a pele, não aparecem;
  • Estágio 1: Não tem covinhas quando está de pé ou deitada, mas quando belisca a pele, elas aparecem;
  • Estágio 2: As covinhas estão presentes naturalmente quando está de pé, mas não aparecem quando está deitada;
  • Estágio 4: As covinhas estão presentes naturalmente quando está de pé e deitada, além do comprometimento significativo da circulação sanguínea.

Tratamento da celulite

O tratamento da celulite inicia com a mudança nos hábitos de saúde, além do uso de cosméticos com princípios ativos que atuam melhorando a circulação sanguínea e mobilizam os lipídios.

Alguns ativos comprovados como eficientes no tratamento da celulite são: nicotinato de metila, Ginkgo biloba e extratos ricos em flavonóides, metilxantina (cafeína, teofilina, aminofilina, teobromina), thiomucase, hialuronidase, mentol, centella asiática, L-carnitina e rutina.

Estrias

Estrias são cicatrizes que surgem após a destruição de fibras elásticas e colágênicas na pele. Diversos fatores podem influenciar no seu aparecimento, desde a obesidade e gravidez até doenças infecciosas que afetam o tecido conjuntivo. 

Como as estrias são cicatrizes, o tratamento serve apenas para as tornarem menos nítidas, mas não eliminá-las. As mudanças no estilo de vida podem auxiliar sua diminuição, tal como o uso de cosméticos com ativos que aliviem sua aparência delas.

Os ativos utilizados funcionam estimulando a renovação celular como o ácido retinóico. Alguns exemplos são: Hydroxyprolisilane, Dermochlorella (extrato protéico obtido da microalga Chlorella vulgaris), além do uso de hidratantes e óleos vegetais que melhoram a elasticidade da pele.

Quer saber sobre esses ativos ou tem interesse em desenvolver cosméticos com esses fins? Entre em contato conosco!