Mel no universo cosmético

O mel e a própolis são substâncias conhecidas e apreciadas pelo homem desde a antiguidade, com evidências do uso pelos povos gregos, egípcios, incas, entre outros. Devido às suas muitas propriedades benéficas ao corpo humano, são comumente utilizadas de formas variadas em produtos alimentícios, medicinais e de uso tópico, até os dias atuais. Nos últimos anos, no entanto, houve um novo crescimento do emprego de tais substâncias em cosméticos, especialmente com o alcance mundial da chamada k-beauty, a forma sul-coreana de cuidar da pele, que tem na própolis um de seus principais ingredientes.

Tanto o mel quanto a própolis são produzidos naturalmente pelas abelhas, porém através de processos diferentes. O mel é composto principalmente por frutose e glicose, contendo quantidades consideráveis de proteínas, aminoácidos, vitaminas, enzimas e sais minerais. A sua produção se dá a partir do néctar das flores, que é recolhido e processado pelas enzimas digestivas das abelhas, sendo, posteriormente, guardado nos favos característicos desse processo. 

grátis Colher De Pau Marrom Com Mel Foto profissional

Além das propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antialérgicas já amplamente conhecidas, principalmente no campo medicinal, o mel ainda conta uma imensa quantidade de benefícios para a saúde da pele.

Sua grande quantidade de nutrientes, desde vitaminas do complexo B e vitamina C até açúcares complexos e antioxidantes flavonóides, proporciona a manutenção da saúde dos tecidos epiteliais, regulação do pH natural da pele e auxilia na prevenção de processos inflamatórios, alérgicos e infecciosos. O ingrediente atua, também, na regeneração da pele, prevenindo manchas e sinais de idade, clareando e iluminando a pele e, considerado umectante natural, age aumentando e mantendo a hidratação no local aplicado, sendo um ótimo aliado no tratamento de peles secas e sensíveis. 

O mel pode ser encontrado em inúmeros produtos cosméticos, como cremes e máscaras hidratantes, séruns, shampoos e máscaras capilares, hidratantes labiais e até mesmo em ceras de depilação. 

Já a própolis é produzida a partir da mistura de resinas coletadas em folhas, flores e cascas de plantas, e de pólen, cera e secreções salivares. Por ser utilizada para higienização e vedação da colmeia, como uma camada protetora, a própolis conta com a presença de inúmeras substâncias que limitam o crescimento de microorganismos, como bactérias, fungos, vírus, entre outros, sendo considerada um antibiótico natural. É uma substância muito utilizada no campo medicinal, devido principalmente à sua propriedade imunomodulora, fortalecendo e estimulando o sistema imune, e antisséptica, combatendo e dificultando a propagação de infecções.

grátis Foto profissional grátis de agradável, bala, colher Foto profissional

Além de compartilhar dos benefícios do mel, possui propriedades cicatrizantes e dermopurificantes que a destacam dentre os ingredientes cosméticos, pois é capaz de intensificar a regeneração tecidual, ajudando no tratamento de feridas e queimaduras leves, ao mesmo tempo em que realizar uma limpeza profunda da pele e atua como calmante, eliminando impurezas sem prejudicar a sua hidratação natural ou causar irritações. Por esses motivos, é especialmente benéfica para pessoas com pele oleosa e acneica. 

É um ingrediente que pode ser utilizado em sabonetes ou géis de limpeza, máscaras purificantes e até mesmo em shampoos anti-caspas ou para cabelos oleosos, entre outras formas cosméticas. 

Quer saber mais sobre mel em cosméticos ou tem interesse em desenvolver um meliproduto? A pHarmaceutica Jr. pode te ajudar! Entre em contato conosco!