A Menopausa e a Pele: Mudanças que Merecem Atenção

A menopausa, que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, é a fase na qual a mulher deixa de ovular e, com isso, não menstrua mais. Nesse momento da vida da mulher, há alterações hormonais importantes que provocam mudanças que vão muito além da interrupção do ciclo menstrual. Aos poucos, a produção de estrogênio e progesterona cai e, de acordo com a dermatologista Samara S. O. Kouzak, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a perda de estrogênio acelera a redução de colágeno, cerca de um terço nos primeiros cinco anos após a menopausa, resultando em flacidez, rugas e afinamento da pele.

Além disso, a barreira cutânea se torna mais frágil, contribuindo para o ressecamento, a sensibilidade e a coceira. Outro sintoma comum são os episódios de flushing, caracterizados por ondas de calor e vermelhidão no rosto e pescoço. Entre as principais alterações da pele nesse período estão o ressecamento, a perda de elasticidade, o surgimento de rugas mais profundas e a flacidez. Essas transformações não se restringem ao rosto, mas também atingem o pescoço, o colo, os braços e outras áreas do corpo da mulher. 

Ademais, também podem surgir algumas manchas castanhas e áreas de hiperpigmentação, devido ao fato de os nutrientes e o oxigênio terem dificuldade em chegar à pele. Além do mais, as glândulas suprarrenais e os ovários das mulheres na pós-menopausa continuam a segregar andrógenos. Na ausência de estrogénio, estas hormonas causam alguns sintomas, como voz mais grave, aparecimento de pelos faciais, pele oleosa e acne.

Entretanto, fiquem tranquilas! Essas transformações são naturais e podem ser cuidadas com o apoio da ciência e o uso de cosméticos adequados, que ajudam a restaurar a vitalidade, a firmeza e o equilíbrio da pele nessa nova fase da vida.

Como os Cosméticos Podem Ajudar 

Para amenizar esses efeitos, os médicos recomendam uma série de cuidados que vão desde hábitos saudáveis até rotinas dermatológicas adaptadas. “O uso de hidratantes potentes, protetor solar, antioxidantes e produtos que promovam a renovação celular pode fazer toda a diferença”, afirma a dermatologista.

Dito isso, a proteção solar e a hidratação são essenciais. O ideal é usar protetor solar com FPS 30, no mínimo, e reaplicá-lo ao longo do dia. Para se proteger do ressecamento e manter a barreira cutânea, recomenda-se evitar banhos muito quentes e usar hidratantes corporais e óleos nutritivos. Já para o rosto, são indicados cremes nutritivos e anti-aging de uso diário. Para combater o envelhecimento, séruns antioxidantes e firmadores auxiliam durante o processo. Além disso, produtos calmantes e regeneradores, que devolvem conforto à pele sensível, também são recomendados.

Adotar um estilo de vida saudável traz benefícios significativos: não fumar, praticar atividades físicas e manter uma alimentação rica em proteínas, fibras, ômega 3 e com baixo teor de açúcares refinados ajudam a minimizar a perda de colágeno e a melhorar o tônus da pele. Ademais, os cabelos também passam por mudanças durante essa fase, por isso é importante redobrar os cuidados com produtos específicos para tratar o ressecamento e a queda capilar.

Autocuidado é Autoestima 

Especialistas definem autocuidado como sendo um conjunto de ações voltadas para cuidar de si mesmo. É o ato de valorizar os pensamentos, as emoções, os valores e os ideais. Já a autoestima é a qualidade de quem se valoriza e está contente com o seu modo de ser, se expressar e viver.
Essas duas palavras estão intrinsecamente ligadas. Autocuidado e autoestima significam que a pessoa se respeita, se ama e se cuida em todos os aspectos,não só no lado físico, mas também no mental e nas emoções, sem se descuidar da vida social e da espiritualidade.
Nesse contexto, desmistificar a ideia de que “beleza é vaidade” é fundamental para compreender que cuidar da aparência vai muito além de questões estéticas: trata-se de um autocuidado voltado à saúde e à autoestima.

Envelhecer faz parte do ciclo da vida, e cuidar de si, com carinho e respeito, durante essa fase é uma forma de agradecer ao corpo por tudo o que ele já fez e ainda faz por nós. Afinal, envelhecer bem é viver plenamente, com leveza, autoestima e orgulho da própria jornada.

Tendências e Oportunidades no Mercado

Seguindo a ideia de manter uma rotina de autocuidado e passar pela menopausa de forma saudável e que também proporcione satisfação estética, a demanda por produtos voltados ao público 40+ está cada vez maior, especialmente por linhas específicas para a menopausa. Segundo a eMarketer, a menopausa será uma das maiores oportunidades para investidores, com a proliferação de medicamentos, aplicativos, dispositivos e tratamentos voltados para esse público.

Dados de pesquisas mostram um crescimento significativo no setor, revelando uma evolução consistente para atender a uma ampla gama de necessidades, desde questões hormonais até aspectos de saúde óssea e mental. Desse modo, os produtos voltados à menopausa representam um nicho ainda pouco explorado, mas com alto potencial de inovação e fidelização.

Além disso, outras tendências de mercado que crescem junto com esses produtos são aquelas com apelo natural, fórmulas veganas, sensorial agradável e ativos cientificamente comprovados, refletindo a busca por soluções mais saudáveis, sustentáveis e eficazes.

 Como a pHarmaceutica Jr. Pode Ajudar 

Nós atuamos no desenvolvimento de fórmulas personalizadas, em que o cliente é escutado ativamente, e sua ideia inicial, que antes era apenas um sonho, se torna realidade após a entrega do nosso serviço. Dessa forma, podemos criar formulações específicas para a pele madura e feminina, exatamente como você idealiza! Caso ainda esteja definindo os ativos e especificações da formulação, oferecemos suporte completo durante esse processo.

Além disso, com o nosso serviço de Consultoria, fornecemos apoio em viabilidade técnica, regulatória e sensorial, acompanhando você desde o momento da idealização até a construção e entrada do produto no mercado. Assim, transformamos ideias em produtos que valorizam o bem-estar feminino, unindo ciência, cuidado e propósito.


Conclusão 

Envelhecer é um processo natural e pode ser belo quando acompanhado de cuidado e ciência. A pHarmaceutica Jr. acredita que os cosméticos têm o poder de transformar não só a pele, mas também a autoestima e a forma como cada mulher vivencia essa fase da vida.
Quer desenvolver uma linha de cosméticos pensada especialmente para a pele madura? A pHarmaceutica Jr. te ajuda a criar produtos inovadores, eficazes e que valorizam o bem-estar feminino. Fale conosco e transforme sua ideia em um sucesso no mercado da beleza!

Olá, precisa de um orçamento referente a algum dos nossos serviços? Preencha os seus dados e inicie uma conversa agora.