ÁCIDOS NA ROTINA DE SKINCARE
Cada vez é mais comum encontrar nas prateleiras do mercado cosméticos com ácidos, sejam eles vitamina C, ácido hialurônico, ácido ferúlico… Mas, com uma grande infinidade de ácidos, acaba ficando um pouco difícil saber qual é o melhor para a nossa pele. Assim, várias dúvidas surgem na nossa cabeça: Qual é a principal função desses ácidos nos cosméticos? Por que cada vez mais eles são os queridinhos da rotina de skin care? Claro que cada ácido varia de função de acordo com o veículo utilizado, como sérum ou creme, mas mesmo assim entendê-los é super importante para ter o melhor tratamento para a nossa pele! Com isso, trouxemos várias informações sobre os ácidos mais utilizados na indústria de cosméticos, para entendermos direitinho suas funções, riscos (porque nem tudo é perfeito ☹) e benefícios.
Ácido Hialurônico
Este ativo virou febre na indústria cosmética por proporcionar alta hidratação, além de apresentar baixos casos de alergia à pele, justamente por ser uma substância produzida pelo nosso próprio corpo. Entretanto, um dos principais problemas é o tamanho da molécula do ácido, pois se não for pequena suficiente, não passará efetivamente pela barreira da pele, e como consequência, a sua absorção estará prejudicada. Além disso, o ácido hialurônico auxilia no preenchimento das rugas, removendo a profundidade, conferindo iluminação e aparência saudável a pele
Ácido salicílico ou beta-hidroxiácido
Indicado para tratamento de acne ou oleosidade excessiva, já que possuí ação antiinflamatória, seborreguladora e esfoliante. O seu uso pode ser em diferentes concentrações de acordo com a necessidade e recomendação.
Ácido Glicólico
Proveniente da cana de açúcar, ele pode ser utilizado em baixas concentrações e mesmo assim ser capaz de oferecer uma esfoliação química eficaz à pele. Dessa maneira, ele estimula a produção de colágeno e remoção de manchas pela renovação celular. O seu uso é mais recomendado no período noturno, mas caso seja utilizado em períodos diurnos é aconselhado o uso de protetor solar em conjunto.
Ácido Retinóico
Este ácido é uma forma potente e sintética da Vitamina A, sendo muito recomendado para tratamento de pele acneica e com cravos. Contudo, o seu uso é tão potente que somente é utilizado a partir de receita médica. Dentre as demais funções está o rejuvenescimento da pele, diminuição das rugas, espessamento da epiderme, reparação do colágeno e tratamento da psoríase.
Ácido ascórbico
Este é a forma pura da Vitamina C, na qual possui um poder antioxidante, renovador e reparador significante à pele quando utilizado com a certa frequência. Entretanto, essa molécula oxida muito facilmente, perdendo as propriedades em contato com ar, água e luz. Dessa maneira, a maioria dos cosméticos com ácido ascórbico também possuem outros ativos antioxidantes para retardar a oxidação do ácido ascórbico. E dentre esses ativos está o ácido ferúlico que será abordado no tópico seguinte!
Ácido Ferúlico
O ácido ferúlico por si só já apresenta um alto poder antioxidante capaz de neutralizar os efeitos dos radicais livres, nos quais são responsáveis por acelerar o envelhecimento precoce da pele. Porém, como dito anteriormente, quando combinado com a Vitamina C ele apresenta um alto poder antioxidante maior ainda, visto que ele age como agente estabilizador que garante a estabilidade de outros ativos antioxidantes.
Deu para perceber que os ácidos são muito importantes e cada vez mais utilizados na rotina de skin care, tornando um cosmético com ácido uma boa chance para entrar no mercado cosmético! Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre produtos com ácido, entre em contato conosco!