Argilas no mercado cosmético

Na antiguidade os gregos e os egípcios já faziam tratamentos de beleza utilizando máscaras de argilas para detoxificação e uso terapêutico. Nos dias de hoje, apesar dos avanços tecnológicos, a utilização dos princípios ativos da argila é presente em muitas formulações cosméticas, mostrando a permanência da vantagem do seu uso.

A argila é um material natural, terroso de granulação fina, menor que 2 micrômetros, e se encaixa nos claims que estão mais em alta no mercado como vegano, orgânico e natural, além de possibilitar a obtenção de suas certificações. Os principais metais que formam sua composição são Ferro, Zinco, Cobre, Manganês e outros em diferentes proporções.

Utilização das argilas

Atualmente as argilas podem ser aplicadas em praticamente todo tipo de cosmético, como dermocosméticos, multimáscaras, primer, filtro solar, maquiagem, lenços umedecidos, produtos de hair care, dry shampoos e muitos outros. Ou seja, estão destinados para cabelos, pele e cremes faciais, assim como produtos para higiene pessoal em geral. 

O uso terapêutico cresceu muito e atualmente as argilas são utilizadas em Spa, terapias de beleza e  aplicações clínicas e farmacêuticas. Também, em algumas formulações, as argilas podem substituir corantes sintéticos, por exemplo, que podem causar irritações. 

Entre as diversa vantagens de sua utilização estão:

  • Clareamento de pequenas manchas no rosto;
  • Estimulação da renovação celular; 
  • Fornecimento de nutrientes e remineralização da pele;
  • Função anticaspas; 
  • Rejuvenescimento a pele;
  • Antioxidante;
  • Iluminador;
  • Cicatrizante;
  • Combate a oleosidade; 
  • Realiza uma limpeza profunda;
  • Microesfoliação;
  • Estimulação da corrente sanguínea no local de aplicação. 

Deve-se estar atento quando usá-las, pois, cada cor representa uma determinada função e atende a diferentes finalidades. Isso ocorre devido aos diversos componentes presentes em sua composição. A escolha deve ser feita levando em consideração as características da pele e objetivos de cada indivíduo. 

É importante verificar sempre o INCI na hora de sua compra, para não correr o risco de estar adquirindo uma argila sem propriedades misturada com corante.

Quais são os tipos utilizados?

CORPROPRIEDADES
VERDE OU ACINZENTADADesinfiltra o interstício celular é desintoxicante, adstringente e cicatrizante, além de ajudar contra pele acneica e celulite
BRANCAFacilita circulação sanguínea e é revitalizante e clareadora 
PRETA OU LAMA-NEGRAAntiinflamatório, desintoxicante, contribui para renovação celular e ativa circulação  
ROSACalmante, purificante e facilita circulação  
MARROMEficaz contra acne, é rejuvenescedora e age como desintoxicante
VERMELHAEfeito tensor e estimula a circulação sanguínea e linfática, além de ter efeito hidratante  
AMARELAPurificante, regeneradora, nutritiva
ROXAEstimula síntese do colágeno, é nutritiva, desintoxica e estimula redução de medidas 

Você gostou do conteúdo, e pensa em desenvolver cosméticos utilizando argilas? Entre em contato conosco! Temos certeza que vamos conseguir te ajudar a tirar essa ideia do papel!