Ativos amazônicos: uma tendência em cosméticos

imagem com árvore e escrito "saiba mais sobre ativos amazônicos"

A complexidade e grandiosidade da flora da Amazônia é fascinante e cheia de substâncias que podem ser descobertas. Da Amazônia brotam mais que produtos, insumos e ativos, junto a eles vem a essência das populações regionais. A maior parte do conhecimento, de seus usos e costumes envolvendo as espécies nativas é a base para o sucesso comercial de produtos.

Essa sabedoria popular se encontra em diferentes feiras, vilarejos, beiras de rios e em cidades distantes, onde o comerciante de ervas e folhas ainda vendem produtos oriundos de sua própria terra e de sua manipulação caseira.

A partir do conhecimento inicial dos povos originários, os químicos e cosmetólogos exploram as propriedades dos ativos. Hoje, podemos aplicar os insumos amazônicos nos cosméticos para aprimorar as formulações. Inclusive, já são aplicados em cosméticos por várias empresas que enxergaram a imensidão dos ativos amazônicos. Além de agregar as fórmulas, muitos deles tem um cheirinho maravilhoso que faz os produtos únicos e com sensorial incrível!

A Amazônia é tão ótima que vão para além do mercado nacional, o internacional também está apostando muito nesse novo ramo e o público alvo que antigamente era mais voltado para veganos e naturalistas agora está atraindo todos os públicos: naturais ou não.

Você acha que é hora de investir nesse mercado? Nós temos certeza! Vem conferir com a gente como as empresas estão aproveitando dos ativos amazônicos!

A indústria cosmética e os ativos amazônicos

A exemplo de empresas supracitadas que investem em ativos amazônicos em suas formulações cosméticas temos a Natura. Em 2020, ela se estabeleceu como o quarto maior grupo do mundo em segmento de beleza. Assim, podemos ver que os negócios voltados para ativos naturais vem crescendo muito.

Com base nesse aumento da demanda podem surgir questões em relação a como se manterá a preservação da floresta e sua biodiversidade? Mas, para tal questão podemos usar o próprio exemplo da Natura. Em sua linha EKOS, a empresa possui parceiros dentro da floresta que são responsáveis pela coleta de ativos e a bio agricultura, colhendo apenas o necessário. Cuidando para que as espécies continuem com sua reprodução e mantenha o ecossistema atrelado a elas, além de trazer impacto positivo para a população local.

sabonete em barra e plantas

É importante salientar que o mercado voltado para ativos naturais, como os amazônicos, não se restringe a grandes empresas. Pelo contrário, como exemplo tem-se a Simbioze Amazônica, uma startup amazonense que atua na área cosmética e se tornou referência em bio economia. Além desta, tem-se outras marcas que estão nascendo agora e já percebem a riqueza dos ativos amazônicos e como podemos agregá-los em cosméticos. 

Por conseguinte, o mercado cosmético está sempre na busca de inovações para atender às diversas demandas de bem-estar existentes em nossa sociedade. Por isso, somos um empresa comprometida com os resultados e fascinada por inovação que pode te ajudar a incorporar esses ativos amazônicos nos cosméticos, de maneira que harmonize com a sua ideia e perspectiva.

Visto a certeza do benefício dos ativos amazônicos e do impacto na indústria cosmética, vamos listar alguns ativos que vão fazer você querer colocá-los no seu produto!

3 exemplos de ativos amazônicos e suas aplicações

1- Óleo de Buriti:

O Buriti é uma palmeira tipicamente encontrada pelo território central e sul amazônico e comumente utilizada no artesanato e na culinária. Ele também é utilizado para auxiliar a cicatrização e diminuir a toxicidade de substâncias nocivas, como veneno de cobra, devido ao seu alto poder desintoxicante e antialérgico.  

Em cosméticos, o Buriti é comumente utilizado na forma de óleo em cremes hidratantes, shampoos, condicionadores, séruns e protetores solar, ajudando na proteção de raios UV nestes dois últimos citados.

Além disso, este óleo oferece ação antioxidante e, por possuir vitamina A, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas, proporciona firmeza para a pele e auxilia na cicatrização do tecido. Possui também a vitamina C, que previne o envelhecimento precoce e estimula a produção de colágeno. 

foto do buriti
2- Manteiga de Tucumã: 

Sendo também uma palmeira, o Tucumã possui alta resistência ao calor, sendo tipicamente encontrado do Pará até as regiões da Guiana Francesa e Suriname. Também presente na Amazônia, destacam-se suas variedades, como o tucumã-do-pará e tucumã-do-amazonas.

A partir das sementes ou da polpa do tucumã, há a extração de sua manteiga. Esta torna-se muito utilizada em cremes hidratantes para o cuidado da pele, formando uma barreira parecida com silicone sem obstruir os poros, e também como hidratante para os cabelos, conferindo maciez e força aos fios.

Além disso, alguns de seus importantes componentes são a vitamina A, que ajuda a combater a flacidez da pele. Além de vitaminas B1 e C, com alto poder antioxidante. 

fruta tucumã
3- Óleo de Açaí:

Este com certeza é um dos ativos mais conhecidos, sendo popularmente utilizado na culinária! É um alimento com alto valor energético, muito consumido na Amazônia e em diversas regiões do Brasil. O Açaí é uma palmeira comumente encontrada no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Pará.

Em cosméticos, é utilizado o seu óleo do açaí inserido em creme nutritivo e hidratante para a pele, em shampoos, condicionadores e também em séruns. Assim, o óleo de açaí possui diversos benefícios, como ação antioxidante e calmante para peles irritadas, além de possuir vitaminas B1, C e E, que além de hidratar, combate o envelhecimento precoce.

frutos do açai

Para encontrar mais ativos amazônicos e seus benefícios acesse aqui!

Então, se você gostou de conhecer um pouco sobre os ativos amazônicos e tem um interesse em investir em cosméticos com essa pegada, entre em contato com a gente!