Como o colágeno é utilizado em cosméticos?

A mudança de hábito dos consumidores nos últimos anos, tem afetado muito os produtos oferecidos no mercado. Um exemplo disso é a preocupação em ter uma vida mais saudável está levando os consumidores a procurarem componentes que ajudem nesse processo. Visto esse interesse, vamos tratar sobre um importante exemplo dessas substâncias, o colágeno, que vai muito além de uma substância que apenas é uma boa opção para venda.

O que é:

O colágeno basicamente é uma proteína fibrosa e higroscópica (possui capacidade de absorver água) de três cadeias polipeptídicas, cada uma com mais de 1000 aminoácidos. Estes, em maioria, tratam-se de glicina, prolina, hidroxilisina, alanina, lisina e hidroxiprolina. É uma das proteínas mais abundantes dos organismos animais, representando cerca de 25% a 30% de toda proteína corporal.

Os grupamentos presentes nessa proteína são organizados de uma maneira que garantem resistência, firmeza e sustentação às estruturas onde encontram-se presentes, por exemplo a pele.  Sendo assim, auxiliam a manter um aspecto mais jovem a pele,  ajudando na regeneração e cicatrização. Entretanto no início da fase adulta normalmente é analisada uma diminuição da produção de colágeno o que ajuda no processo de envelhecimento.

Dentre os diferentes tipos de colágeno existentes no organismo, o mais abundante é o colágeno do tipo I. Este é o responsável pela manutenção da resistência mecânica formando fibras espessas e organizadas paralelamente. 

Uso em formulações:

Com o avanço da idade o colágeno passa a diminuir gradativamente tornando suas fibras menos flexíveis fazendo com que a pele perca seu suporte estrutural. Para contornar esse problema, diversas formulações passaram a adotar o colágeno em sua composição. Contudo, trata-se de uma macromolécula incapaz de penetrar as camadas mais profundas da pele. Na derme, a fragmentação da matriz de colágeno ocorre por meio de enzimas específicas que diminuem sua produção e os fibroblastos, que são as células responsáveis pela organização da matriz, são incapazes de inserir o colágeno fragmentado. A menor produção de colágeno impede esses mesmos fibroblastos de receber as informações mecânicas, desequilibrando a produção com a degradação, avançando o processo de envelhecimento.

Logo, as formulações de suplementos à base de colágeno hidrolisado são manipuladas para que o mesmo adentre na pele a fim de estimular os fibroblastos e retardar o envelhecimento. Isso ocorre em decorrência da melhora na elasticidade e firmeza da matriz, concomitantemente, esses suplementos agem como um agente antioxidante no corpo inibindo a atividade da polifenoloxidase. Ademais, por conta de suas propriedades, outras aplicações foram encontradas além da pele, como nos cabelos unificando as cutículas danificadas, para saber mais  do por quê é importante inovar na área, confira nosso post no blog.

Ainda que mais estudos sejam necessários acerca de suas propriedades funcionais para se afirmar todos os benefícios do uso do colágeno em diferentes formulações, estudos apontam potenciais efeitos positivos relativos a suplementação em alimentos e sua aplicação e em nutracêuticos, os quais você saber mais clicando aqui 

Gostou desse conteúdo e tem interesse em entrar no ramo de cosméticos, mas ainda não tem muita certeza de como fazer isso? Entre em contato com a gente!