O que é prototipagem e qual sua importância para cosmetologia?

A estratégia de partir de uma solução inovadora e logo colocá-la em prática e iniciar sua execução, pulando a etapa de testes, pode ser muito perigosa. Isso porque o produto final pode não possuir a funcionalidade proposta, ou pode haver falhas na formulação que dificultem a sua viabilidade. Considerando tal problemática, a etapa de prototipagem se faz extremamente necessária, contribuindo para a melhoria e validação do projeto em questão.

É por isso que nesse post vamos comentar um pouco mais sobre o que é a prototipagem e qual sua importância para a cosmetologia.

O que é prototipagem? 

A palavra protótipo tem origem do grego: proto significa “primeiro” e typos, “tipo”. Desse modo, unindo as palavras, tem-se que protótipo é o “primeiro tipo”, ou seja, trata-se da primeira versão do produto em desenvolvimento, que passará por testes que verificarão a sua viabilidade antes de ele ser produzido em maior escala. É algo que serve de modelo ou inspiração para os que vierem depois. 

O processo de pesquisa e desenvolvimento de cosméticos compreende muitas etapas que precisam ser cumpridas até que se chegue ao produto final desejado. Nesse contexto, após a criação de uma formulação, inicia-se a etapa de prototipagem, isto é, a produção em pequena escala – laboratorialmente – de uma quantidade reduzida dos cosméticos que foram formulados. 

A prototipagem permite que se crie uma simulação e se façam testes do funcionamento e da viabilidade de uma solução inovadora. É a partir do protótipo que as melhorias na formulação do produto devem ser realizadas, contribuindo para o desenvolvimento de um cosmético que seja o mais fidedigno possível com o que o cliente visualiza e espera.  

Vantagens da prototipagem

A esse ponto você já deve ter percebido que a prototipagem é essencial para garantir a segurança de um projeto de pesquisa e desenvolvimento. Mas, que tal pontuarmos melhor suas vantagens?  

  1. Identificação de erros e melhorias  

A prototipagem permite aos formuladores entender melhor a viabilidade e as características físico-químicas do cosmético em desenvolvimento, tais como, pH, viscosidade, se os ativos cumprem sua função adequadamente, etc. Além disso, os protótipos permitem avaliar as características sensoriais do produto, como a fragrância e a textura. A partir dessa análise, pode-se verificar se a formulação inicial cumpre as exigências do cliente e dos órgãos de vigilância, de modo que, em caso negativo, ela facilite a determinação de quais pontos devem ser alterados para que se chegue ao produto ideal. 

  1. Feedbacks importantes

Os protótipos oferecem a possibilidade de que o cliente entre em contato com o que está sendo desenvolvido de forma mais direta. Desse modo, ele mesmo pode verificar se o produto cumpre suas expectativas ou se há sugestões de melhorias em pontos específicos que podem ser construtivas para o executor e que contribuem para a excelência do produto final. O contato do cliente com o protótipo pode representar um primeiro contato do público com o cosmético, de modo que suas considerações são valiosas para o aperfeiçoamento do produto. 

  1. Economia de tempo e recursos 

Investindo na prototipagem, evita-se o desperdício de tempo, dinheiro e matéria prima. Isso porque, como dito anteriormente, os protótipos permitem que os executores e os clientes identifiquem erros e pontos que podem ser melhorados antes de o produto ser produzido em larga escala. Dessa forma, previne-se que ocorram prejuízos financeiros e de outros recursos que possam comprometer o seguimento do projeto ou que impeçam a sua introdução no mercado.  

Dessa forma, a prototipagem é uma etapa do processo de desenvolvimento de cosméticos que precede a produção em larga escala e é essencial para garantir que o produto final esteja alinhado e que atenderá as expectativas do cliente. 

Agora que você já conhece a importância da prototipagem e todas as suas vantagens, que tal investir nela? Se você tem interesse em conhecer mais sobre o desenvolvimento de cosméticos, entre em contato conosco!