O que são ativos nanoencapsulados?

Nanotecnologia é uma ciência que estuda partículas de dimensões nanométricas (1 a 100 nm). Como comparação tem-se que a espessura de uma folha de jornal que é de aproximadamente 100.000 nm e o DNA humano possui apenas 2,5 nm de diâmetro. As aplicações da nanotecnologia nos diferentes ramos industriais vem crescendo bastante desde 1959, e mais recentemente na indústria cosmética vem sendo utilizada a cerca de 40 anos. A utilização da nanotecnologia permite potencializar as características e propriedades físico-químicas dos produtos cosméticos, por exemplo, e a partir desta necessidade surgiram os ativos nanoencapsulados.

Indústria de cosméticos e nanopartículas?

A inovação dentro da área da cosmetologia é extremamente necessária, pensando na sua alta taxa de mudança e também nos diferentes públicos alvos aos quais estão inseridos. E dentro desse contexto, a utilização da nanotecnologia tornou-se um grande potencial de desenvolvimento e inovação no ramo, principalmente relacionado à estética. Pela necessidade de um investimento alto, a nanotecnologia dentro do setor da cosmetologia ainda não é tão difundida no Brasil, além de os riscos e benefícios não são tão bem estabelecidos entre os profissionais e pesquisadores

Nanotecnologia e benefícios em cosméticos

A nanotecnologia traz muitos benefícios aos cosméticos, sendo que eles são bastante variados, dependendo de qual nanopartícula utilizada e a forma como a substância foi produzida. Dentro alguns desses benefícios, tem-se:

  • Aumento da absorção de ativos pelo organismo;
  • Estabilidade de ingredientes mais sensíveis e instáveis;
  • Aumento da solubilidade de ingredientes em ambientes aquosos;
  • Redução de efeitos indesejáveis de ativos irritantes, 
  • Auxilia na liberação gradual de ativos, 
  • Redução da incompatibilidade na formulação entre os ativos cosméticos;
  • Melhora o sensorial da formulação.

Mas e então, o que são os ativos nanoencapsulados?

São ingredientes em tamanhos nanométricos inseridos em formulações cosméticas, principalmente voltados para a pele, e que tem como objetivo a maior penetração dos mesmos nessa superfície quando entram em contato, ou seja, atravessam as barreiras da pele, como pode ser observado nessa imagem. 

Imagem apresenta as camadas da epiderme (pele, derme, gordura e músculo), a fim de ilustrar as barreiras cutâneas e explicar sobre os ativos nanoencapsulados.

Além disso, eles possuem um envoltório (cápsula)  ao seu redor, denominada de nanocápsula. A nanocápsula envolve o ingrediente ativo, sendo similar a uma cápsula de medicamento, porém em proporções bem menores. Essa nanocápsula permite que o ativo chegue ao seu local de atuação e aja somente nela, trazendo maiores benefícios a quem o utiliza.

Um exemplo disso são os ativos nanoencapsulados voltados para redução de celulite, os quais irão agir na camada de gordura da pele, então, a nanocápsula será direcionada até o local, tendo a sua ação mais específica.

Produtos que utilizam ativos nanoencapsulados

Então gostou do conteúdo, e pensa em desenvolver cosméticos utilizando a tecnologia de ativos nanoencapsulados? Entre em contato conosco! Conseguimos te ajudar a tirar essa ideia do papel!

Referências:

https://extratosdaterra.com.br/blog/