Quer investir no mercado cosmético? Entenda por onde e como começar.

Apesar da crise que estamos vivendo, o mercado cosmético e de produtos de bem estar ainda segue em crescimento, sendo um setor muito viável para ser investido.

Segundos dados coletado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias somente no primeiro trimestre de 2019 as vendas desse setor cresceu em 10,6%.

Você quer investir em um novo setor ou transformar o seu sonho de ter sua própria marca de cosméticos em realidade, mas não sabe iniciá-la?

Confira esse post para entender quais são as principais etapas para conseguir inserir a sua marca no mercado cosmético

Conheça agora 6 etapas para conseguir colocar sua marca no mercado!

1. Comece pelas tendências de mercado

Antes de investir em um mercado pesquise sobre ele, é muito importante ter consciência das suas futuras concorrências e também premissas de retorno desse mercado. A partir disso, é possível chegar em algumas tendências que atualmente norteiam o mercado, representando como um povo se comporta, formas de consumo, seus traços culturais e regionais.

Investir nessas tendências muitas vezes podem ser vistas como uma oportunidade certeira para obter sucesso em seu empreendimento.

A partir delas podem se definir quais serão os claims (apelos) que sua marca terá, e com essa pesquisa de mercado, já será possível mensurar o grau de aceitação ou público por esse produto.

2. Defina seu público alvo

Essa é a uma etapa primordial para seu negócio, já que somente tendo um conhecimento de seu cliente final, as estratégias de marketing a serem desenvolvidas serão assertivas e geraram efetivamente mais vendas para seu negócio. 

Algumas das informações são indispensáveis para definir seu público alvo como o gênero desse consumidor , sua faixa etária, seu poder aquisitivo, escolaridade, localização e, principalmente, seus hábitos e comportamentos de consumo.

3. Desenvolva seu plano de negócios

Também é essencial ter um plano de negócios bem estruturado, já que nele vai estar descritos todos os objetivos que se pretende alcançar com seu empreendimento.

A partir dele é possível ter consciência quais serão os as atividade-chave e desafios que serão enfrentados ao longo do desenvolvimento de sua marca.

O objetivo do plano de negócios é conseguir mensurar a viabilidade de seu negócio, visando ampliar o sucesso do mesmo.

Nesse documento devem constar informações como: produtos e serviços de maior aderência, perfil do cliente, fornecedores e concorrentes; para que assim sejam definidas as estratégias de mercado.

4. Loja física? Virtual ou Ambos?

A próxima etapa é a definição de qual seria a infraestrutura. Ela vem estrategicamente após a elaboração de um plano de negócio, já que é muito importante considerar algumas informações obtidas nele para tornar a decisão certa em relação a plataforma de vendas que serão utilizadas.

Ambas as plataformas são muito rentáveis e em conjunto demonstram um ótimo resultado já que apresentam diversas vantagens, mas elas dependem muito do nicho de mercado.

Então, é necessário realizar uma pesquisa em relação a qual local o seu público está inserido, além de considerar o quanto está disposto a investir nesse primeiro momento.

5. Invista em sua marca

Investir em marketing e publicidade é essencial, essa será a etapa que deve ser definida como os seus steakholders vão enxergar a sua marca. É muito importante essa imagem estar alinhada com os com os:

  • Os Claims do produto (Se os produtos vão ter um apelo natural, vegano, um apelo social);
  • Princípios da marca ( Missão Visão e Valores)
  • Linguagem adaptada ao público (se é um público mais jovem por exemplo o instagram pode ser uma ótima plataforma)

Utilizar as redes sociais como forma de chegar ao seu cliente é algo certeiro, já que elas possuem baixo investimento e retorno rápido. Atualmente, as mais recomendadas seriam o Facebook e o Instaram, mas LinkedIn e um blog, também é uma ótima pedida.

6. Desenvolva produtos de qualidade

Como apresentado nesse artigo, investir no mercado cosmético é algo complexo. Além da parte estratégica, a qualidade é um fator decisivo para obter sucesso.

Nós da Pharmaceutica Jr, visamos impactar o mercado cosmético através de trabalho em alta performance, buscando diariamente na soluções inovadoras.

Então, você compartilha dessa vontade de impactar o mercado por meio de inovações e aprimoramento de fórmulas?