
Quando adentramos o mercado de cosméticos, encontramos uma infinidade de produtos que apontam para a mesma função. Mas afinal, o que diferencia um do outro? A resposta está nos ingredientes funcionais. Para que um cosmético conquiste o seu público-alvo ele tem que se destacar tanto pela eficácia, quanto pela experiência sensorial que ele entrega, além de textura, cheiro e espalhabilidade. E é aqui que seus ingredientes funcionais entram.
Neste post, você vai entender como identificar, selecionar e aplicar ativos cosméticos de forma estratégica, evitando erros comuns e aproveitando tendências que transformam a formulação em um grande diferencial no mercado.
Ingredientes funcionais: o coração de uma fórmula
Os ativos funcionais são as substâncias que promovem um benefício específico prometido por uma marca. Logo, eles determinam a eficácia do produto e devem ser selecionados conforme a ação desejada e o público-alvo. Por isso, esta escolha deve ser feita de forma muito cautelosa, uma vez que ela dita o sucesso, a aceitação pelo público e a segurança do lançamento de uma formulação.
Ademais, eles podem ser de origem natural, mineral ou sintética, e exercerem diversas funções. Como, por exemplo, os hidratantes, que mantêm a barreira cutânea saudável, o ácido hialurônico é uma representante dessa classe. Os clareadores, como a niacinamida, uniformizam o tom da pele. Além daqueles que são multifuncionais, como a Vitamina C, que é antioxidante, clareadora e ainda ajuda a manter a luminosidade da pele.
Critérios para escolher o ingrediente ideal

Agora que já sabemos o que é um ingrediente funcional, precisamos compreender os principais aspectos a serem considerados na escolha certeira e perspicaz dos ativos para o seu cosmético. Sendo assim, não basta optar por um ativo que está atualmente em alta, há uma série de fatores técnicos e estratégicos que devem alinhar com a idealização do produto, sua eficácia e segurança.
- Conhecendo o seu produto
Primeiramente, é fundamental compreender a função principal do cosmético e qual o seu público-alvo. Para, assim, selecionar aquele componente que entregue o resultado almejado e converse diretamente com as necessidades reais do consumidor. Por exemplo, se o seu foco é um produto com função clareadora para pessoas com peles sensíveis, o ideal é optar por ativos como a niacinamida, que atua na uniformização do tom da pele de forma suave, reduzindo manchas sem causar irritação, e o ácido lático, o qual promove a renovação celular de forma delicada.
2. A concentração efetiva e comprovação científica
Outro critério importante após a seleção do ativo é a verificação e utilização da concentração mínima eficaz comprovada por estudos científicos, respeitando também os limites de segurança especificados pela Anvisa. Dessa forma, o produto será capaz de entregar resultados perceptíveis sem pôr em risco a saúde do seu cliente. Logo, o cosmético conquistará a credibilidade e a confiança do público.
3. Compatibilidade com outros ingredientes e estabilidade na formulação
Cada ingrediente reage de forma diferente numa formulação. Portanto, após esses processos, deve-se analisar as interações entre os ingredientes funcionais e os componentes da base da fórmula, visto que, devido às interações adjacentes, podem ocorrer problemas de segurança ou redução da eficácia do produto.
4. Adequação às regulamentações da Anvisa
Outra parte importante é verificar se o seu ativo idealizado está segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela tem como missão principal a promoção e proteção da saúde da população, através da regulação e fiscalização de produtos e serviços que possam impactar a saúde.
No âmbito dos cosméticos, a Anvisa atua de forma ampla, ela os regula através do registo, fiscalização, controle de rotulagem e monitoramento pós-mercado para verificar a ocorrência de eventos adversos. Além disso, ela indica os ativos que são permitidos ou proibidos e as concentrações permitidas, por meio de resoluções específicas, como a RDC n.º 530/2021 e a RDC n.º 528/2021. Assim, seguir a regulamentação é um passo que possibilitará a comercialização do seu produto e garantirá a segurança do consumidor.
Erros comuns e como evitá-los
Quando entramos na jornada de busca pelo ativo perfeito, podemos ser enviesados pelas tendências e ideias equivocadas e acabar cometendo erros que comprometem tanto a eficácia quanto a segurança do cosmético.
Um dos erros mais comuns é escolher ativos apenas por estarem em alta no mercado, ao fazermos isso, nos perdemos no propósito do produto e nos distanciamos daquilo que o nosso público-alvo de fato necessita. Isso pode gerar um desalinhamento entre a proposta da linha e o efeito que o ativo escolhido gera, o que impacta negativamente no marketing da linha e chega a frustrar as expectativas do consumidor, ao não entregar formulações eficazes.
Outro equívoco comum está no uso incorreto das concentrações: tanto abaixo da dose mínima eficaz, o que inviabiliza os resultados, quanto acima do limite seguro intitulado pela Anvisa, aumentando o risco de reações adversas e inviabilizando a aprovação do cosmético. Nesses casos, o ativo não irá efetuar os seus benefícios e ações prometidas, representando um problema para a marca.
Por fim, outra ação errônea é ignorar os regulamentos da ANVISA em formulações cosméticas. Se você deseja que seu cosmético chegue ao mercado, ele precisa ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Ela exige diversos testes, como os de estabilidade, segurança e eficácia, além de uma verificação detalhada das informações de rotulagem. Ignorar tanto estes testes quanto os de sensorial pode comprometer totalmente a qualidade do produto. Se o cosmético é instável, pode ocorrer alteração de cor, cheiro, textura ou até perda da eficácia antes do prazo de validade, enquanto a falta de testes sensoriais pode gerar experiências desagradáveis para o consumidor final.
Assim, seguir as normas da ANVISA e submeter o produto aos testes é um passo importante para garantir que sua formulação cosmética atenda a todos os padrões legais, seja segura e agradável para o consumidor.
Para evitar esses erros, é preciso ter uma ideia sedimentada do que você quer propor por meio do seu produto, submetê-lo aos testes adequados, garantindo não apenas o desempenho da fórmula, mas também sua segurança e entrada no mercado.
Como a pHarmaceutica Jr. pode te ajudar nisso?
Na pHarmaceutica Jr., oferecemos muito mais do que apenas formulação cosmética, oferecemos um serviço completo e personalizado. Ajudamos profundamente na escolha de ativos que garantem fórmulas seguras, inovadoras e eficazes, cuidamos da prototipagem para que você possa visualizar o produto final antes mesmo de chegar ao mercado e verificar se ele está conforme a sua idealização. Por meio do serviço de Consultoria, auxiliamos no processo de registro junto à ANVISA, promovendo ajuda para que seu cosmético siga todas as normas e esteja pronto para ser comercializado com segurança e legalidade. Além de te indicar empresas nas quais você possa efetuar os testes laboratoriais.
Dicas finais e próximos passos

Dito isso, para evitar esses erros, ao fazer o desenvolvimento de cosméticos conheça profundamente o seu público e suas necessidades. Gerar esse mapeamento garantirá que a escolha dos ativos seja precisa e assertiva. Aposte também na transparência e clareza na comunicação dos benefícios do ativo. Os consumidores valorizam marcas, sejam honestas e realistas com os benefícios do cosmético, porque assim eles observam de fato os resultados prometidos e propagam a eficácia dele, gerando mais clientes.
Além disso, atenda às demandas atuais, onde os usuários buscam produtos que unem eficácia com responsabilidade socioambiental. Nesse contexto, ativos que são naturais, veganos e/ou de origem sustentável são muito valorizados e suas demandas crescem cada dia mais. A multifuncionalidade também é estimada, componentes funcionais que entregam mais de um benefício em uma única fórmula, como a niacinamida, agregam valor e diferencial à formulação cosmética.
Caso você queira saber mais sobre este assunto ou tenha interesse em desenvolver um cosmético personalizado com ativos assertivos, entre em contato conosco! Tornar o seu sonho em realidade é o objetivo da pHarmaceutica Jr.!