O que são cosméticos e cosmecêuticos?

Para começarmos a entender melhor o mundo dos cosméticos, precisamos primeiro compreender sua definição. A definição de cosméticos está agregada a de Produtos de Higiene Pessoal e Perfumes, sendo ela “preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado”, de acordo com a RDC Nº7, de 10 de fevereiro de 2015.

Além disso, temos também que entender suas classificações, as quais são separadas segundo uma série de fatores, tais como função, probabilidade de reações adversas, formulação, dentre outras. Dessa forma, os cosméticos em geral são analisados e separados em duas classes principais.

Cosméticos de Grau 1 e Grau 2:

  • Produtos de Grau 1: Os cosméticos de grau 1 possuem propriedades mais básicas, de forma que não é necessário ter comprovação ou informações detalhadas sobre restrições e modo de uso. Como exemplos desse tipo de cosmético temos condicionadores, desodorantes (exceto aqueles com ação antitranspirante), sabonetes facial e corporal (exceto os com esfoliante químico e ação anti-séptica) e shampoos (exceto antiqueda, anticaspa ou outros benefícios específicos).
  • Produtos de Grau 2:  Os cosméticos de grau 2 são aqueles que possuem indicações mais específicas, necessitando comprovação de eficácia e segurança, além de indicação de cuidados, restrições e modo de uso. Como alguns exemplos temos protetores solares, bronzeadores e produtos para tingimento dos fios de cabelo.

Além disso, temos grandes diferenças entre esses dois tipos de cosméticos quando se diz respeito à legislação brasileira. Os cosméticos de grau 1 somente necessitam de uma comunicação prévia, normalmente menos demorada, já que são produtos com propriedades que não necessitam de comprovações tão precisas quanto seu modo de uso e restrições.

Por outro lado, os cosméticos de grau 2 precisam ser registrados, processo que necessita de análise técnica de sua eficácia, informações de segurança, de uso, de sua procedência e de suas restrições. Esse registo demanda mais etapas, sendo mais burocrático e, consequentemente, exige mais tempo para ficar pronto. 

Cosméticos e cosmecêuticos:

De maneira simplificada, enquanto cosméticos são produtos mais básicos que não tem capacidade de mudar questões estruturais da pele e atuam na camada mais superficial da mesma, cosmecêuticos são a união de cosméticos e produtos farmacêuticos, contendo ativos que são capazes de alterar de fato a condição da pele. Alguns exemplos de cosmecêuticos são produtos para a redução de acnes, sinais de envelhecimento e com proteção solar!

Temos como exemplo de ativos dentro de produtos cosmecêuticos com intuito de tratamento: Butylresorcinol, ativo para redução de manchas; Ácido azelaico para tratamento tópico da rosácea; e arbutim que um ativo com propriedades clareadoras.

Entretanto isso não quer dizer que cosmecêuticos são sempre a melhor opção, uma vez que devemos levar em consideração o objetivo do uso. Muitas vezes, o cosmético supre necessidades de limpeza e embelezamento, possuindo valores mais acessíveis, enquanto cosmecêuticos são mais indicados quando estamos buscando tratamento, além de possuírem – na maioria das vezes- valores de investimentos um pouco mais elevados quando comparados com os cosméticos. Sendo assim, a busca por um profissional capacitado como um dermatologista ou esteticista para auxiliar em sua escolha é de suma importância.

Ainda nesse tema, é importante ressaltar que pHarmaceutica Jr. não trabalha com produtos que apresentam ativos medicamentosos em suas composição.

Ficou interessado no extenso mundo dos cosméticos? Vem falar com a gente e conhecer um pouco mais nossos serviços e como a pHarmaceutica Jr. pode ter ajudar nessa nova trajetória!