O que são e como atuam os petrolatos?

Os Petrolatum, também conhecidos como petrolatos na linguagem popular, consistem em derivados do petróleo que podem ser utilizados em cosméticos por apresentarem propriedades hidratantes e cicatrizantes. São ingredientes obtidos a partir do refinamento do petróleo bruto e usados como emolientes em alguns produtos cosméticos. Os petrolatos mais encontrados em cosméticos são a vaselina, a parafina líquida e o óleo mineral. 

Como os petrolatos atuam?

Esses ingredientes atuam de maneira a formar uma camada protetora na pele ou ao redor dos fios, criando assim uma espécie de barreira, capaz de evitar a perda de umidade e assim manter a hidratação. 

Graças a essa barreira, em produtos para cabelos os petrolatos conferem brilho, maior resistência à quebra e tornar os fios mais resistentes à agressões térmicas, mantendo também os cabelos hidratados. Sendo assim, nenhum produto de tratamento age nos fios, mas sim no couro cabeludo!

Já em produtos voltados para a pele, os petrolatos possuem um grande potencial para manter a hidratação cutânea, tendo esse potencial comparado até mesmo com outros produtos naturais muito utilizados, como a lanolina. 

O uso de petrolatos pode causar prejuízos à saúde?

Os petrolatos na sua forma refinada, que é a forma utilizada em cosméticos, não apresentam riscos à saúde. Esses componentes podem trazer malefícios à saúde apenas no seu estado bruto, como por exemplo os hidrocarbonetos, que podem causar toxicidade às pessoas que têm contato direto com a substância. Sendo assim, o uso de petrolatos que passaram pelo processo de refinamento adequado em cosméticos é seguro para os seres humanos. Infelizmente, nem sempre esse processo de refinamento é realizado de maneira correta, e no Brasil, atualmente, não existem legislações vigentes sobre o assunto. 

Além disso, é importante ressaltar que uma considerável parte da população é alérgica a esses produtos. Sendo assim, quando for utilizar um produto que contenha petrolato na formulação mantenha-se atento à possíveis reações! 

Impactos no meio ambiente

O principal problema atrelado ao uso de petrolatos está associado ao impacto ambiental que eles podem causar. Por serem derivados de recursos não renováveis (petróleo) e também por serem insolúveis em água, essas substâncias possuem um grande impacto ambiental. Além de poluírem a água e tornarem-a imprópria para o consumo humano, os petrolatos também prejudicam a oxigenação da mesma, impactando na vida aquática. 

Alternativas para a substituição dos petrolatos

Os óleos vegetais são óleos extraídos das plantas e são fortes candidatos para atuar como substitutos dos petrolatos. Esses óleos trazem grandes benefícios para a pele e os cabelos, além de não apresentarem impactos negativos para a natureza. 

Atualmente, óleos vegetais muito utilizados em cosméticos são o óleo de semente de uva, que é um potente antioxidante natural, e o óleo de melaleuca, que elimina da pele bactérias que contribuem para o aparecimento de espinhas e cravos. 

Afinal, utilizar petrolatos ou não?

No fim, usar ou não petrolatos é uma escolha de cada pessoa. Uma dica importante é: se for usar produtos com petrolatos na composição, procure aqueles nos quais o rótulo apresenta o ingrediente como “white petrolatum”. Isso mostra que o processo de refinamento do ingrediente foi realizado de forma apropriada, e que é seguro para a sua saúde fazer o uso deste produto.

Você está procurando desenvolver um produto e esteja em dúvida sobre incluir ou não petrolatos na formulação? A dica é: esses produtos possuem uma alta efetividade e trazem grande satisfação aos usuários dos cosméticos. Entretanto causam grandes impactos ao meio ambiente, o que pode causar uma queda significativa nas suas vendas!

Mas e você, tem interesse em desenvolver produtos cosméticos? Tem uma produto que contenha petrolatos e não gosta desse ingrediente e deseja alterar a formulação? Nós te ajudamos! Entre em contato com nossa equipe.