
O setor de investimento em cosméticos, é um mercado com um histórico de alto crescimento nos últimos anos, e está permeado de oportunidades! Impulsionado por tendências de estética e autocuidado nas redes sociais, viralização de influencers por rotinas de cuidado, busca pela autoconfiança e autoestima, fez do Brasil o terceiro país do mundo em gastos com cosméticos pela população segundo a ABIHPEC.
Mas apesar de promissor, o ramo cosmetológico também é muito concorrido. Mas para aqueles que desejam empreender diante de um mercado de tanta movimentação e concorrência, primeiramente é essencial ter planejamento, estratégia e estudo. Além disso, a criação de um próprio negócio, na prática, envolve sobretudo etapas de conhecimento técnico, atenção às leis, regulamentação e etc.
Nesse blog, você terá um guia claro com um passo a passo de como tirar a ideia do papel, e criar a sua marca de cosméticos do zero!

Passo 1: Defina o conceito da sua marca
Primeiramente, para a criação de uma empresa, dedicar tempo para estabelecer a imagem da sua marca é fundamental. Essa etapa tem o objetivo de criar uma “personalidade” para a marca com autenticidade, mas também estando por dentro das tendências de consumo no momento. Isso vai garantir um melhor direcionamento das ações e decisões da marca, e principalmente, que o público de interesse se identifique e se envolva com o negócio.
O setor de cosméticos é altamente influenciado por identificação, por se tratar de produtos de autocuidado e autoestima, invista em um conceito e uma história que a marca tem pra contar. Para isso, o primeiro passo é definir:
- Um nicho específico: ex. cosméticos naturais, veganos, produtos para cabelos crespos/cacheados, skincare, dermocosméticos etc.
- Quem é seu público-alvo: idade, hábitos, poder aquisitivo, valores (como sustentabilidade ou consumo consciente)
- Seu diferencial: Faça uma análise de mercado, veja que já existe, quais marcas fazem sucesso, e o que pode ser seu diferencial
💡 Dica: Use ferramentas como Google Trends, Instagram e Pinterest para identificar tendências
Passo 2: Pesquisa de mercado e regulamentação
Um passo que embora muito burocrático, mas também muito importante para lançar sua marca de cosméticos, é fazer com que seu produto seja primeiro: alinhado com as tendências do mercado no momento; e segundo: regulamentado e registrado pela ANVISA. Investir tempo de pesquisa sobre como anda o mercado e a legislação brasileira evita muitos problemas legais no futuro.
Para que um cosmético seja APROVADO pela Anvisa, é necessário seguir as etapas abaixo:
- Realização de Testes comprobatórios, de eficácia e de segurança, os quais tanto comprovam validam as alegações do produto, quanto garantem que ele não ofereça nenhum risco a saúde;
- Ter a rotulagem com todas as informações obrigatórias (composição, modo de uso, CNPJ do fabricante, lote, validade, e devida classificação de risco (1 – baixo risco ou 2 – risco maior) para cada cosmético;
- Caso seja um produto em classificação de risco 2, este deve estar dentro de suas indicações específicas, seja em testes de segurança, informações adicionais no rótulo ou com todos os ingredientes seguros e permitidos pelo órgão.
Produtos de classificação de risco 2: Dermocosméticos (3 teste de eficácia + prazo de validade) Alisantes (Formol apenas como conservante + rotulagem com restrições de uso e público + teste de corrosividade) Gel antisséptico (conter substância desnaturante na fórmula) Protetor Solar (testes de resistência à água e de concentração de filtros UV) Repelente (apresentar o teor de ativo + concentração + tempo de repelência)
Para que o produto já aprovado (caso ele precise) seja REGISTRADO pela Anvisa, é necessário:
- Procurar a vigilância sanitária local para obter a Licença de Funcionamento
- Ter a empresa cadastrada aos sistemas da Anvisa
- Ter a AFE – Autorização de funcionamento de empresas, que permite um negócio privado de fabricar, distribuir, armazenar, transportar, importar ou exportar um produto.
Produtos que precisam ter registro na ANVISA: bronzeadores, protetores solares, protetores solares infantis, gel antisséptico para as mãos, produtos para alisar os cabelos, para alisar e tingir os cabelos , para ondular os cabelos, repelentes de insetos e repelentes de insetos infantis.
- 🚨 Importante: muitos empreendedores ignoram essa etapa e enfrentam problemas com a vigilância sanitária depois!
Passo 3: Desenvolvimento das fórmulas cosméticas
Partindo para a execução do cosmético da marca, o primeiro passo é definir os ingredientes da fórmula com base no que você que entregar. Os ingredientes de uma formulação devem ser escolhidos pensando em:
- Qual o tipo de cosmético? (ex. shampoo, hidratante facial, sérum, máscara de cabelo)
- O que o produto quer entregar? (ex. hidratação, controle de oleosidade, clareamento etc.)
- Quais os diferenciais? (ex. textura aveludada, 100% vegano, sem parabenos, apenas para crianças)
- O resultado final tem a ver com a marca? (ex. pensar fragrâncias, corantes e ativos de acordo com o propósito da marca)
Tudo isso vai influenciar nas classes de ingredientes que necessariamente estarão na fórmula, (exemplo: Tensoativos, Espessantes, Veículos, Umectantes), nos ativos específicos escolhidos, (exemplo: óleos essenciais, niacinamida, ácido retinóico, ácido hialurónico) e nos princípios de inclusão e exclusão de escolha (escolha de apenas ingrediente naturais, veganos, sem parabenos).
Na pHarmaceutica Jr. trabalhamos tanto com desenvolvimento de formulações cosméticas do zero, quanto com consultorias de inserção do cosmético no grande mercado, com muita qualidade e profissionalismo.
Muitos clientes empreendedores entram em contato com a nossa empresa a fim de criar sua marca de cosméticos, justamente, por além do nosso serviço P&D que entrega como resultado: a formulação com todos os dados técnicos em relatório + protótipo para análise sensorial; temos serviço de Consultoria com instruções de regulamentação, mapeamento e cotação de empresas terceiristas, plano de negócios e mais.
- O desenvolvimento em laboratório pode ser tanto próprio, quanto com a parceria de um laboratório parceiro por terceirização
Passo 4: Identidade visual e branding 🎨📦
Assim que se tem o cosmético em mãos, a elaboração de uma boa proposta estética de forma estratégica também é essencial para a consolidação da marca. É a partir da definição da identidade visual, é possível estabelecer:
- Nome (com pesquisa de disponibilidade de domínio e INPI
- Logo (atrativo e memorável)
- Slogan (inteligente e que converse com o propósito da marca)
- Cores, fonte e símbolos (identidade visual coerente)
- Embalagem (funcional e atraente que converse com seu público
Lembre-se: estética vende, mas precisa ser coerente com a proposta da marca!
Passo 5: Estratégia de marketing e vendas
Ufa! Por fim, o passo número 5 envolve definições acerca das estratégias usadas para captar clientes e vender seu produto. É interessante sempre diversificar as formas que o público pode encontrar a sua marca. Primeiramente, é escolhido onde o seu produto será vendido:
- loja online
- física
- marketplaces
- salões parceiros
- etc.
Além disso, não é novidade que uma marca ter suas redes sociais ativas para divulgação faz toda diferença na atração de novos clientes, e uma boa estratégia de marketing digital é fator que impulsiona o sucesso de uma marca, e tal conteúdo pode abranger:
- TikTok
- E-mail marketing
- Google Ads
Dica: Mostrar autoridade nas redes sociais pode atrair tanto clientes quanto parceiros
Conclusão
Construir um negócio do zero acaba sendo muito mais complexo do que muitos empreendedores imaginam. Fazer com que uma ideia se torne um produto real, seguro, desejado, e principalmente regularizado não é uma tarefa fácil.
Para aqueles apaixonados por cosméticos que enxergam nesse mercado uma oportunidade de realizar seu sonho, um guia de passo a passo é algo que pode ser de muita utilidade no norteamento para a criação de uma marca.
E por fim, para aqueles que estão caindo de paraquedas no mercado de cosmetologia, apesar das burocracias envolvidas no processo, os dados dizem por si só, investir nesse mercado, além de apaixonante, está repleto de oportunidades.
“Está pensando em lançar sua linha de cosméticos? 💬 Compartilhe suas dúvidas nos comentários! Vamos adorar te ajudar a tirar sua ideia do papel!”