Como Surgem as Manchas na Pele?

As manchas na pele são uma preocupação comum para muitas pessoas, afetando principalmente a autoestima. Nos últimos anos, tem-se observado um aumento significativo na busca por produtos e tratamentos que prometem diminuir ou eliminar as manchas, refletindo a crescente preocupação da sociedade com a saúde e beleza da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 90% das pessoas apresentam algum tipo de mancha na pele ao longo da vida, o que evidencia a relevância deste tema. Além disso, uma pesquisa realizada pela Revista de Estética mostrou que a busca por produtos clareadores e tratamentos dermatológicos aumentou mais de 30% nos últimos dois anos.

Mas por que as manchas surgem na pele?

As manchas podem ser formadas por diferentes fatores. A exposição solar excessiva é uma das principais causas, uma vez que promove aumento na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, como forma de proteção contra os raios ultravioleta. No entanto, essa exposição em excesso pode acarretar em uma produção exagerada de melanina, causando o melasma, uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escuras, especialmente no rosto.

Outro fator bastante comum que origina manchas na pele é o processo de formação de acnes. Essas manchas são resultado da hiperpigmentação pós-inflamatória, que ocorre quando a pele tenta se recuperar de uma lesão, produzindo mais melanina.

Como tratar as manchas?

Atualmente existem diversos cosméticos no mercado que prometem combater as manchas, com uma vasta gama de ativos reconhecidos por sua eficácia na redução na hiperpigmentação na pele. O ácido kójico, o ácido tranexâmico, e o ácido elágico são alguns exemplos de ativos bastantes comuns em cosméticos para redução de melasma. Já quando o foco é reduzir manchas derivadas do processo inflamatório de espinhas, o ácido glicólico é um dos mais populares. 

Como a maioria dos produtos voltados para ação anti-manchas contém ácidos clareadores, esses cosméticos podem provocar irritações em peles mais sensíveis. Neste caso, outras opções de ativos muito utilizados para combater manchas são a niacinamida e a vitamina C

A importância de uma formulação segura e eficaz

Diante da diversidade de fatores que podem ocasionar o aparecimento de manchas na pele, como a exposição solar excessiva, processos inflamatórios, alterações hormonais, entre outros, é fundamental selecionar cuidadosamente a empresa responsável por desenvolver a formulação do seu produto anti-manchas. 

A pHarmaceutica Jr. está há 17 anos no mercado se especializando no desenvolvimento de formulações cosméticas personalizadas, que requerem um conhecimento profundo dos ingredientes e suas interações, a fim de garantir uma solução segura, eficaz, e que promove a saúde e beleza da pele.

Entre em contato para descobrir como podemos te ajudar a realizar o seu sonho de construir a marca própria de cosméticos.