Óleo de Jojoba: óleo ou cera?

O grão de Jojoba é encontrado na planta da Jojoba, espécie oleaginosa que recebe o nome científico de Simmondsia chinensis, a  qual é originária da América do norte, mais precisamente nos desertos de Mojave e Sonora (localizados no Arizona, Califórnia e México). Devido ao clima árido em que está inserida é uma planta semelhante a um arbusto, resistente a altas temperaturas e a seca. A partir deste grão pode ser obtido o óleo de Jojoba, muito utilizado pelos nativos para tratamento de feridas ou problemas na pele e que vem sendo presente nos cosméticos devido a sua grande versatilidade.

Outro atrativo que também faz com que o Óleo de Jojoba venha sendo muito utilizado é a sua composição que apresenta vitaminas A, B, E, ácido mirístico e , principalmente, ceramidas. As vitaminas presentes no óleo são responsáveis pelo estímulo à renovação celular (vitamina A), aumento da resistência da pele (vitamina B) e efeito antioxidante (vitamina E), já o  ácido mirístico encontrado é o encarregado da proteção contra irritações e funções anti-inflamatórias presentes no óleo. Porém o grande componente desse óleo, que o torna tão versátil, são as ceramidas, presente em concentrações maiores que 90%.

As ceramidas são compostos lipídicos que ajudarão na permeabilidade da pele. Por se tratar de um elemento presente na barreira cutânea ajudará na manutenção desta, além de impedir que a hidratação seja absorvida de forma muito rápida,o que trará um efeito prolongado de hidratação para os produtos que contém esse composto. É devido a essa grande composição de cera que o Óleo de Jojoba é classificado como uma cera líquida protetora, e não um óleo.

Utilização do Óleo de Jojoba

A versatilidade do Óleo de Jojoba está centrada principalmente no fato de o composto ser uma cera, como explicado anteriormente. Graças a essa classificação é um composto que pode ser utilizado tanto por peles secas quanto oleosas, permitindo ainda seu uso no tratamento de acnes. É utilizado no caso de peles acneicas, por exemplo, uma vez que ajuda a controlar o óleo produzido naturalmente pela pele, o que reduzirá a oleosidade (por ser similar ao sebo humano), ajudando na prevenção de acnes dificilmente provocará alguma alergia.

Diante de tantos benefícios e utilizações o Óleo de Jojoba pode estar presente na rotina de skincare de várias fórmulas como sérum, hidratantes, máscara facial, e até mesmo no cuidado capilar uma vez que ajuda na hidratação, crescimento, fortalecimento e até mesmo no controle de caspas (através do controle da oleosidade)! Por ser um componente natural é muito procurado no mercado atualmente e pode ser usado pela pHarmaceutica Jr. para desenvolver o cosmético que você procura.