Bioativos em cosméticos

A história dos bioativos é bem mais antiga do que muitos conhecem, há registros de práticas como camuflagem desde os tempos pré-históricos. Atualmente, os bioativos são amplamente utilizados em cosméticos.

O uso de substâncias bioativas variou junto com a evolução da civilização e conforme as motivações para as quais iriam ser utilizados, como para mostrar poder ou para esconder o envelhecimento. Os egípcios antigos, por exemplo, utilizavam compostos de antimônio como sombra e uma mistura com leite, ceras e outras substâncias que eram utilizados para prevenir rugas.

O fato é que os cosméticos sempre estiveram presentes na história da humanidade, a única diferença é que nos tempos atuais sua utilização está muito relacionada com os avanços tecnológicos, na qual não buscamos somente a beleza, mas também o tratamento para a saúde.

O que são os bioativos?

Bioativos são substâncias com atividade biológica específica, que podem levar a uma série de benefícios para a saúde. Estas substâncias vem sendo muito utilizadas em preparações cosméticas.

Podemos ter várias categorias para os diferentes tipos de bioativos, como vitaminas, aminoácidos, enzimas e proteínas, todas atuando de maneiras distintas.

Mas como eles atuam na pele?

Como são diversas categorias, vamos apresentar alguns exemplos e suas ações:

  • Vitamina A: o ácido trans-retinóico é a forma bioativa da vitamina A. Estudos mostram que seu uso sobre a pele aumenta a quantidade de colágeno tipo I e III além de aumentar a quantidade de fibrilhas, responsáveis pela sustentação desse colágeno, auxiliando assim no tratamento da pele envelhecida.
  • Retinol: os retinóides são derivados da vitamina A, basicamente temos a oxidação, do retinol, em ácido retinóico forma ativa da vitamina A que é utilizado contra o fotoenvelhecimento da pele e  contra a acne.
  • Ácido Hialurônico: é um polímero carbohidratado linear e natural. Trata-se de um dos componentes mais abundantes encontrados na matriz extracelular da derme, tem relação com o envelhecimento da pele, já que tem caráter higroscópico e quando reidratado pode atingir 1000 vezes o seu tamanho em moléculas de água. Desse modo, é muito utilizado em cosméticos com função hidratante ou anti-envelhecimento.
  • Vitamina B3 ou Niacina: tem como 1 de suas formas bioativas a niacinamida, substância hidrossolúvel. Ela aumenta a síntese natural de ceramidas o que reforça a barreira epidérmica, além de apresentar ação antioxidante o que se relaciona com sua ação anti-envelhecimento.

Agora que você já sabe mais sobre alguns dos queridinhos do mercado cosmético, que tal mergulhar nesse mercado? Nós podemos te auxiliar nesse caminho novo e cheio de novidades do mundo dos cosméticos, então se ficou interessado em desenvolver cosméticos e tudo que esse mercado tem a oferecer, entre em contato conosco!