Receitas caseiras e seus prejuízos para à pele

Historicamente recomendadas, as receitas caseiras sempre foram um sucesso no Brasil, seja para curar algum mal estar, seja para melhorar alguma coisa no cabelo, ou mesmo na pele, sendo uma prática caseira no cotidiano do brasileiro.

No entanto, recentemente essas receitas vêm ocupando cada vez mais o dia a dia na rotina de cuidados pessoais, principalmente com a vinda da internet, que possibilitou com que qualquer um que tenha feito uma mistura ou outra e achou que funcionou, recomende-a para diversas pessoas, o que muitas vezes representa um risco à saúde da pele.

Isso porque muitas vezes essas preparações não possuem nenhum tipo de respaldo científico, e acabam representando diversos prejuízos como falaremos a seguir.

ENTÃO, USAR OU NÃO RECEITAS CASEIRAS? 

As receitas caseiras podem auxiliar nos tratamentos da pele, desde que feitas com a orientação de um profissional médico que aconselhe o tipo de receita de acordo com seu tipo de problema, o que muitas  vezes não acontece, sendo necessários tomar alguns cuidados, devido aos riscos desses produtos.

RECEITA CERTA, PARA A PELE CERTA

Essas receitas podem funcionar se um médico as receitar e dependendo do seu tipo de pele, por exemplo: se você tiver uma pele mais sensível e acabar usando uma receita mais ácida/agressiva, isso a acabará danificando de forma irreversível, principalmente porque muitas delas levam sucos cítricos, vinagres, ou iguarias que desequilibram a pele e podem causar queimaduras, descamação ou piorando acnes e inflamações. 

E lembre-se sempre: o cabelo, por exemplo, caso algo aconteça, ele cresce de novo, a pele, por ser um órgão, não é tão simples de ser reparada. 

Exemplos de ingredientes mais usados nas receitas caseiras: 

Limão

O limão pode ser usado para clarear manchas e controlar a oleosidade. Além disso, ele é fonte de vitamina C, nutriente antioxidante que combate o envelhecimento precoce.

Mas atenção: o limão também pode manchar a pele e até causar queimaduras, por isso sua aplicação deve ser feita com muito cuidado, preferencialmente à noite, para evitar a exposição ao sol.

Café

Seja em grãos ou em pó, o café é muito utilizado em receitas caseiras por ser anti-inflamatório. Ele é capaz de combater até a celulite, ajuda na firmeza e elasticidade da pele e também pode ser usado como esfoliante.

O problema de aplicar o café diretamente na pele é que suas partículas não são moídas de tamanhos iguais. Devido a essa irregularidade no tamanho, os tecidos da pele são machucados devido a essa abrasão das partículas.

Açúcar

Assim como o café, o açúcar é muito usado como esfoliante, mas encontra o mesmo problema: ele não passa pelo processo adequado de moagem, de modo que as partículas ficam com tamanhos diferentes. 

O açúcar também contém ácido glicólico, que pode auxiliar na renovação celular, mas também sensibilizar e irritar a pele. Portanto, nada de aplicá-lo na pele sem a orientação de profissionais da área.

Além disso…

Como esses produtos caseiros não contém conservantes, e como a maior parte das receitas é a base de água, isso chama muitas bactérias e microrganismos que pioram quando entram em contato com a pele, causando acnes e até outras contaminações, o que faz com que você precise gastar mais com outros produtos para consertar o dano.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES

Apesar da recomendação médica, alguns cuidados podem ser tomados para minimizar os possíveis efeitos colaterais das receitas feitas em casa, como

  1. Lavar bem as mãos antes de preparar as receitas;
  2. Utilizar utensílios limpos e bem higienizados;
  3. Use ingredientes que tenham sido bem armazenados e protegidos do sol e da umidade;
  4. Evite alimentos que você tenha contato frequentemente, como mel, já que muitas vezes acabamos colocando a mesma colher que comemos no pote, o que aumenta os microrganismos no alimento.

Mesmo com esses cuidados, tenha em mente que o ambiente doméstico não conta com padrões de esterilização e higiene como as grandes indústrias, que são obrigadas a mantê-los. 

Além de que utilizar produtos que tenham sido testados e são recomendados para cada tipo de pele é mais eficiente do que as receitas caseiras que não são para esses fins, mesmo porque caso aconteça algum problema, você tem a empresa para recorrer, já em casa, não há esse benefício.

Portanto, ao utilizar receitas caseiras para a pele, lembre-se dessas 3 dicas:

  1. recomendação de um especialista;
  2. assertiva escolha dos ingredientes;
  3. higienização adequada.

Então, gostou de entender mais sobre esse assunto e quer desenvolver um cosmético seguro, eficaz e que não traga esses prejuízos para a pele? Entre em contato conosco e realize esse sonho!